Ative o modo noturno e estude na Unifor!


Alunos da Universidade de Fortaleza contam sobre as vantagens de fazer uma graduação no período noturno Além da mesma qualidade e infraestrutura do período diurno, a Unifor anda oferece descontos e linhas de ônibus gratuitos para o conforto e a segurança da comunidade acadêmica
Ares Soares
Para alguns, realizar o sonho de concluir a graduação só é possível equilibrando o tempo para caber uma jornada inteira de trabalho. Para outros, as oportunidades durante o curso são tantas que o horário noturno abre espaço durante o dia para aproveitar estágios e monitorias valiosos na construção da carreira profissional. Há também quem esteja retomando sonhos antigos ou buscando uma transição de carreira.
São vários os motivos que levam centenas de alunos a escolher estudar à noite. Com a disponibilização de ônibus gratuitos e um sistema de segurança específico, a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, busca dar aos estudantes a segurança e tranquilidade necessárias na jornada universitária.
Eles encontram um campus mais tranquilo à noite, mas com alta produtividade e inúmeras possibilidades de fazer networking. Costumam passar menos tempo se deslocando até a universidade pelo horário enquanto aproveitam toda a estrutura da Unifor e vêem um mundo de possibilidades se abrir na construção de uma carreira de excelência.
Mais tempo para aproveitar todas as possibilidades extracurriculares
“Ingressei na Universidade matriculada no período da manhã, mas decidi realizar a transição para o período noturno devido às oportunidades que surgiram durante minha jornada acadêmica”, conta a aluna do 7° semestre de Engenharia Civil, Mariana Pereira.
Ela escolheu esta graduação depois de se apaixonar pela área ao concluir um curso técnico de Edificações. Matriculou-se na Unifor pelas boas referências da mãe e da tia, ex-alunas da instituição. Não demorou muito para que viessem oportunidades de estágio e monitoria, e ela decidiu estudar oficialmente à noite. “O novo horário se encaixaria melhor na minha rotina”, diz.
É que Mariana decidiu adotar como missão uma frase que viu nos primeiros dias na Unifor: “Viva este campus”. Virou monitora institucional e auxiliou professores nas disciplinas de Expressão Gráfica e Resistência dos Materiais. Hoje estagia na Divisão de Manutenção da Unifor.
Além disso, foi monitora voluntária do programa “Amigo Nota 10” e é membro titular discente no Conselho do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). “Consigo aprimorar muitas habilidades relacionadas à comunicação, organização e colaboração. A Unifor é minha segunda casa”, diz.
Mariana Pereira, aluna do curso de Engenharia Civil
Divulgação
“Um dos grandes benefícios de estudar à noite é a possibilidade de conciliar outras atividades durante o dia, como estágios, monitorias e outras experiências extracurriculares” — Mariana Pereira, aluna do curso de Engenharia Civil
Mariana conta que a Universidade ainda oferece algumas ferramentas para que os alunos se sintam seguros e tranquilos, como os ônibus noturnos. “Muitos colegas utilizam, e para eles é um grande benefício. Assim como eu, eles trabalham durante o dia e precisam de uma forma prática e segura de chegar à universidade à noite. Isso facilita bastante a logística e oferece mais tranquilidade para quem tem uma rotina apertada, tornando o acesso à Unifor mais fácil e seguro”, afirma.
Além da flexibilidade para participar de diversas atividades durante o dia, Mariana destaca que os alunos do período noturno têm um privilégio nesta época do ano: desfrutar da iluminação natalina do campus.
+ SAIBA MAIS | Cursos noturnos facilitam busca por opções de estágio
Flexibilidade e bolsas, além de um networking mais intenso
Os cursos noturnos da Unifor contam com os mesmos diferenciais dos diurnos: um corpo docente de qualidade, disponibilidade de equipamentos e infraestrutura de ponta. “Mas, quando nos referimos especificamente aos cursos noturnos, não podemos deixar de destacar a possibilidade de bolsas de desconto. Para quem estuda no período noturno, há descontos disponibilizados para vários cursos”, conta o professor do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e assessor de governança da Vice-Reitoria de Ensino (VRE), José Landsberg Costa.
Outro benefício é a disponibilidade de rotas de ônibus que interligam a Universidade aos diversos terminais de Fortaleza. É uma ferramenta que dá ao aluno a segurança que ele precisa para não ter que sair da aula mais cedo, por exemplo. “Proporciona segurança e conforto no deslocamento dos nossos alunos, principalmente naquele horário de rush, como é o final da tarde e começo da noite, e também ao término das aulas”, detalha Landsberg.
De maneira geral, o perfil dos estudantes do horário noturno é de quem já atua no mercado de trabalho. São discentes que precisam de certa flexibilidade de horário, pois já estão profissionalmente ocupados durante a manhã e à tarde.
“Por haver muitos alunos do mercado de trabalho estudando à noite, é bem frequente haver, durante as aulas, trocas de experiências profissionais, networking, situações e cases”, aponta Landsberg. Ele conta que já houve, por diversas vezes, o “encontro” entre um cliente e um fornecedor.
“Ali, na sala de aula, com o conteúdo didático sendo explorado, um aluno apresentou uma necessidade da sua empresa e outro aluno, que estava na sala e escutou o relato, também se apresentou como um possível provedor da solução”, lembra.
Essa troca, segundo o professor, costuma ser muito intensa e rica. A dinâmica do mercado de trabalho acontece em tempo real dentro da sala de aula. “Isso enriquece as aulas e entrelaça cada vez mais o conteúdo de sala de aula com o mercado”, diz.
Por outro lado, também é natural que esses alunos cheguem um pouco mais cansados, e as aulas precisam ser dinâmicas. “Diversos alunos já chegaram até a mim, no final do semestre, com aquela sensação de dever cumprido. De que, apesar de difícil, de cansativo, ele venceu e se orgulha disso. E precisam se orgulhar mesmo pois não é fácil, mas é motivador”, conta Landsberg.
Landsberg Costa, professor do CCG e assessor de governança da Vice-Reitoria de Ensino (VRE)
Divulgação
“Pensando na parte mais relacionada com o conteúdo didático, atividades e instrumentos de nivelamento e reforço dos conteúdos também podem ser disponibilizados pelos professores para garantir que o aluno compreenda o conteúdo. Assim, alunos da noite, que em tese possuem menos tempo para estudar, contam com todo o suporte de professores e colegas alunos para vencer esse desafio” — Landsberg Costa, professor do CCG e assessor de governança da Vice-Reitoria de Ensino (VRE)
Corpo discente diverso e debates aprofundados
Alessandra Rocha Mororó Pinheiro, de 54 anos, já era graduada em Enfermagem quando decidiu retomar um sonho antigo e estudar Psicologia. Escolheu a Unifor por ser referência e optou pelo horário noturno para conciliar a retomada dos estudos com a sua rotina. Como trabalha em um hospital durante o dia, o horário mais flexível das disciplinas à noite são fundamentais para que consiga seguir com a graduação.
“O período noturno é bastante diversificado de alunos de várias graduações, o que torna o ambiente da sala de aula bastante eclético”, diz. Para ela, essa diversidade aprofunda os debates em sala de aula e tornam a experiência mais rica. “Isso torna a aula muito diferenciada”, completa.
Alessandra Rocha, aluna do curso de Psicologia
Divulgação
“Tem sido uma experiência muito positiva estar nesta universidade. O corpo docente é muito bem preparado e nos enriquece muito com suas experiências. Amo estar aqui na Unifor. Ela proporciona ao aluno materiais de excelente qualidade, uma biblioteca diferenciada e a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com os conteúdos muito bem organizados” — Alessandra Rocha, aluna do curso de Psicologia
Alessandra se desloca até a Unifor de carro e conta que ter um estacionamento amplo e seguro é outro benefício da instituição. “Eu vejo aqui um movimento de tornar a Universidade mais inclusiva, oferecendo cadeiras apropriadas para quem tem necessidades especiais, elevadores, e percebo que existe uma atenção para esse aspecto também”, afirma.
Independentemente do período, a aluna também destaca o fato de sentir que o corpo discente é constantemente ouvido pela instituição, que busca cotidianamente implementar melhorias conforme as necessidades apresentadas. Ela cita como exemplo a climatização recente de algumas salas de aula do bloco F.
A mesma disposição está em manter matrizes curriculares atualizadas e alinhadas ao mercado. “O curso de Psicologia revisou o currículo, o que possibilitou ao aluno ver a atuação da psicologia de uma forma mais ampla”, diz Alessandra.
Qualidade e excelência
Gabriel Moura tem 22 anos e muito amor pelo marketing. Ele possui uma empresa chamada Miragem e cuida de ao menos quatro contas de clientes do setor hoteleiro como social media. Decidiu, então, buscar a Unifor para ampliar seus conhecimentos na área e se matriculou no curso de Marketing.
“Desde 2021, trabalho com redes sociais e marketing de relacionamento. Vi no curso de Marketing da Unifor a possibilidade de profissionalização e aquisição não só de conhecimento teórico, mas também prático”, conta.
Por ter uma rotina diariamente agitada com o trabalho, estudar à noite era a opção mais viável para conciliar o profissional com o acadêmico. “Graças à flexibilidade de horário, consigo exercer atividades profissionais sem interferir no meu desempenho acadêmico”, diz.
Para ele, optar pelo período noturno na Universidade de Fortaleza trouxe não só flexibilidade, mas contato com outras pessoas que têm rotinas similares de trabalho, além de profissionais de diversas áreas que estão mudando de carreira.
Gabriel Moura, aluno do curso de Marketing
Divulgação

“Os diferenciais da Unifor são flexibilidade, qualidade e excelência. Eles estão relacionados à qualidade acadêmica, com ótimos profissionais disponíveis no horário noturno. Temos quase, de modo geral, os mesmos professores da grade matutina disponíveis no horário da noite. Isso é de extrema importância e relevância” — Gabriel Moura, aluno do curso de Marketing
Sensação de proteção e tranquilidade
Estudar à noite na Unifor é contar com um ambiente seguro, bem estruturado e preparado para garantir a tranquilidade dos alunos. “Temos um sistema de segurança planejado especificamente para o período noturno, com equipes de vigilantes e patrulhas sempre atentas a qualquer movimentação fora do comum”, conta Izaias Cavalcante, gerente de Segurança Patrimonial da Unifor.
Ele explica que a segurança é coordenada de perto e conta com profissionais treinados e posicionados estrategicamente nas portarias, blocos e estacionamentos. O patrulhamento é realizado a pé, de bicicleta, carro e motocicleta, abrangendo todo o campus. “Além disso, nossa central de segurança funciona 24 horas por dia e contamos com 782 câmeras espalhadas pelo campus, que permitem monitoramento contínuo e resposta rápida a qualquer situação”, comenta.
Dentro da Universidade, há vigilantes em todas as portarias, nas áreas de maior circulação de pessoas e nos blocos acadêmicos, além de rondas frequentes nos estacionamentos. “Nos arredores, mantemos uma boa relação com os órgãos de segurança pública, garantindo apoio e reforço quando necessário”, informa Izaías.
Izaias Cavalcante, gerente de Segurança Patrimonial da Unifor
Divulgação
“A segurança focada no período noturno é essencial para proporcionar aos alunos a sensação de proteção e tranquilidade. A presença constante de vigilantes e patrulhas motorizadas nas áreas estratégicas, somada ao monitoramento das câmeras, garante um ambiente seguro e confiável. Isso permite que os alunos se concentrem no que realmente importa: seus estudos” — Izaias Cavalcante, gerente de Segurança Patrimonial da Unifor
Melhorias frequentes para o bem-estar
Cotidianamente, a Unifor está implementando ações e melhorando a estrutura para que os alunos sintam-se bem no campus. Quem conta é Eduardo Monteiro, gerente geral de Operações da Universidade.
Ele destaca que os alunos do período noturno contam com diferenciais como salas ambientadas e confortáveis, corredores luminosos e estacionamentos de fácil acesso e seguros, além de um campus bem iluminado, com locais agradáveis para a descompressão após um dia corrido. Isso fica evidente na possibilidade de desfrutar da natureza e da arte durante as pausas das aulas.
“Diversos postes com iluminação de LED foram instalados no campus, deixando-o mais confortável e seguro”, informa Eduardo. Entre as melhorias recentemente implementadas, também estão salas de aula com nova iluminação e sistemas de condicionamento de ar, trazendo mais conforto para os alunos.
Os estacionamentos foram ampliados e melhor iluminados. Mudanças na sinalização também trouxeram ferramentas para uma melhor localização dentro e fora do campus.
Eduardo Monteiro, gerente geral de Operações da Unifor
Divulgação
“Essas melhorias garantem maior conforto visual e térmico aos alunos, além da facilidade em estacionar os veículos e segurança. Os alunos podem andar no campus mais tranquilamente e contemplar o belo cenário noturno que a Unifor nos proporciona” — Eduardo Monteiro, gerente geral de Operações da Unifor
Conheça os cursos noturnos oferecidos pela Unifor
Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Cinema e Audiovisual
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comércio Exterior
Design de Interiores
Direito
Energias Renováveis
Engenharia Civil
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção
Marketing
Psicologia
Terapia Ocupacional
Quer estudar à noite? Inscreva-se na Unifor!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.