Delegado alerta para registros do ‘golpe da CNH’ no Piauí; veja como se proteger


Segundo o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no caso do golpe da CNH, são enviadas mensagens que sugerem que o motorista perderá o documento se não clicar em um determinado link, mas a comunicação é fraudulenta. Golpe da CNH
Reprodução/TV Globo
Há pelo menos um mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) alerta sobre um novo golpe que tenta atrair vítimas com notificações falsas sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em entrevista à FM Clube, o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), informou que casos foram registrados no Piauí e apontou os cuidados necessários para a população.
Segundo Humberto Mácola, os criminosos utilizam o método phishing, que tenta coletar informações pessoais usando canais, como e-mails e sites enganosos.
No caso do golpe da CNH, são enviadas mensagens que sugerem que o motorista perderá o documento se não clicar em um determinado link, mas a comunicação é fraudulenta.
“A pessoa clica no link e é redirecionada para um WhatsApp ou para uma página falsa que informa o valor do débito com informações pessoais da pessoa, justamente para dar credibilidade. A pessoa paga aquele valor e fica sabendo depois que nunca teve suspensão ou outro problema”, explicou o delegado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
⚠️ Mas lembre-se: os Detrans não enviam notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e não fazem contato por telefone. Por isso, a orientação é ignorar os avisos falsos que chegam no celular.
“Procure um ambiente seguro. No caso da CNH, vá até o site do Detran em caso de dúvidas. No próprio aplicativo do Governo do Estado há uma série de serviços embutidos com instruções do Detran e Secretaria de Fazenda para você saber sua situação real. Combatemos os crimes cibernéticos justamente com a tecnologia”, destacou Humberto Mácola.
Denúncia
Muitas pessoas lesadas por golpes do tipo costumam sentir vergonha de denunciar os crimes, mas o delegado ressaltou a importância de registrar um boletim de ocorrência, para que os golpistas entrem no radar da Polícia Civil do Piauí.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Como se proteger?
Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da habilitação
Neste caso, somente clicar no link não oferece riscos como vírus para o dispositivo, já que o objetivo é levar a pessoa a fazer um pagamento.
Mas existem alguns indícios que apontam que uma mensagem é falsa e podem te ajudar a não cair em um golpe. Veja abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude.
📱 E-mails ou mensagens de texto com links ou solicitações de dados – os Detrans não usam esses canais em suas comunicações com motoristas
🌎 O link não tem o final “.gov.br”, usado por sites de órgãos públicos – neste caso, ele termina com “.tax”
📣 Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que a CNH será suspensa, o que leva a vítima a clicar no link e seguir as instruções;
✍️ Texto não segue padrão de mensagens oficiais e, algumas vezes, não tem acentuação e pontuação corretas
✉️ O autor da mensagem tenta se passar por um órgão oficial, mas ao clicar no contato, não há mais informações sobre o número que enviou o SMS
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.