A árvore com benefícios medicinais que melhora a memória e alivia o estresse

As árvores não são apenas plantas que proporcionam sombra e embelezam os espaços, elas também podem oferecer benefícios medicinais para a saúde sob diversas perspectivas. Inclusive, existe uma árvore lendária que auxilia a fortalecer a memória e a evitar o estresse.

Árvore possui benefícios medicinais – Foto: Reprodução/ND

Árvore com benefícios medicinais

A árvore em questão é o Ginkgo biloba, também conhecida como “árvore dos 40 escudos”. Essa planta é considerada um fóssil vivo, pois seus registros remontam a milhares de anos.

Esse exemplar milenar pode atingir até 35 metros de altura, possui uma copa estreita em forma piramidal e é composto por um ou vários troncos. A beleza dessa espécie se destaca em suas folhas únicas, que há mais de 2.000 anos são utilizadas na medicina alternativa para tratar diversas condições, especialmente aquelas relacionadas à memória e ao fluxo sanguíneo.

De acordo com a Mayo Clinic, suplementos e infusões feitos a partir da árvore utilizam o extrato de suas folhas, que contêm flavonoides e terpenoides.

Folhas possuem antioxidantes que previdem o declínio cognitivo – Foto: Reprodução/ND

Os flavonoides possuem propriedades antioxidantes que protegem as células contra danos e ajudam a prevenir o declínio cognitivo. Já os terpenoides promovem a melhoria da circulação sanguínea ao dilatar os vasos e reduzir a viscosidade das plaquetas.

Melhora a memória e alivia o estresse

Pesquisas indicam que o extrato de Ginkgo biloba pode melhorar moderadamente a memória em adultos saudáveis. Além disso, uma infusão preparada com suas folhas pode aumentar a circulação ocular e auxiliar na recuperação de acidentes vasculares cerebrais.

Estudos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostram que os extratos da árvore ajudam também a promover a calma e a aumentar a sensação de relaxamento. Por isso, essa árvore milenar é reconhecida por sua capacidade de combater o estresse e reduzir a atividade do sistema nervoso.

 Árvore milenar é reconhecida por sua capacidade de combater o estresse – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Além disso, os antioxidantes presentes no Ginkgo formam uma barreira protetora contra o envelhecimento celular e o surgimento de doenças graves, como o câncer, de acordo com a American Association of Retired Persons (AARP), organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com mais de 50 anos a melhorar sua qualidade de vida.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.