7 funções das redes sociais criadas para te viciar

7 funções das redes sociais criadas para te viciarJulia Di Spagna

Jovens com menos de 16 anos não poderão mais usar redes sociais na Austrália. A lei, aprovada no último mês, é inédita: essa é a primeira vez que um país estabelece um limite como esse. Mas será que as redes sociais são tão perigosas assim? O pânico é justificado?

Apesar de seus benefícios, como aproximar pessoas, criar conexões e facilitar o acesso a informações, as redes possuem uma série de recursos feitos justamente para que você não largue mais o celular – e quem confirma isso são os próprios funcionários das Big Techs. No documentário “O Dilema das Redes”, Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google, diz que as redes sociais treinam “uma geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a ‘chupetas digitais’ para se acalmar”.

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São ferramentas que incentivam um looping de atividades lá dentro e, de certa forma, acabam gerando um vício. Afinal, quem nunca pegou o celular para checar uma notificação e acabou passando horas por lá sem nem perceber?

Confira abaixo quais são algumas dessas funções viciantes – e fique atento na próxima vez que estiver “scrollando”.

1. Notificações constantes

Sabe quando você finalmente larga o celular e entra uma notificação? As chances de você voltar e se perder no tempo de novo são grandes.

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As redes sociais enviam alertas frequentes (curtidas, comentários, mensagens, lembretes) para manter o usuário sempre “atento” e incentivar respostas rápidas, criando um ciclo de recompensa.

2. Feed infinito (scrolling)

O formato de rolagem infinita, onde o conteúdo nunca se esgota, impede que o usuário pare de interagir, criando um fluxo constante de novidades. Isso ativa o cérebro em busca de novidades, similar ao que ocorre em um jogo de azar.

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3. Recompensas variáveis

Quando você recebe “curtidas”, “comentários” ou novos seguidores, essa recompensa não acontece de forma regular. A incerteza sobre quando a próxima validação ocorrerá (como no caso de um “like” ou mensagem) ativa o sistema de recompensa do cérebro, o que aumenta o desejo de continuar acessando.

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Além disso, o feedback social positivo (curtidas, comentários, compartilhamentos) gera uma sensação de aceitação. O desejo de ser aprovado socialmente é um dos principais fatores que mantêm os usuários engajados.

4. Algoritmos personalizados

Quem nunca abriu as redes sociais e encontrou exatamente aquilo que estava procurando? As plataformas utilizam algoritmos que priorizam o conteúdo mais relevante para o usuário, criando um feed altamente adaptado aos seus interesses, desejos e comportamento passado. Isso aumenta a probabilidade de que o usuário continue consumindo conteúdo de forma contínua.

5. Conteúdo altamente visual e emocional

Imagens e vídeos curtos, como os encontrados no TikTok ou Instagram, são projetados para prender a atenção rapidamente, acionando emoções fortes, como prazer ou surpresa, e estimulando o desejo de continuar consumindo.

6. Jogos e desafios

Muitos aplicativos incorporam elementos de gamificação, como “desafios”, “medalhas” e “conquistas”, que incentivam os usuários a continuar a se engajar para alcançar um objetivo ou status.

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7. FOMO (Fear of Missing Out)

A ideia de que algo importante ou interessante pode estar acontecendo e que o usuário precisa estar sempre atualizado alimenta a sensação de urgência e ansiedade, o que o mantém retornando.

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