Despedida Impossível: Quitéria Chagas revela os últimos momentos com o marido e a luta para seguir em frente

Em uma entrevista emocionante ao programa Sensacional (RedeTV!) desta quinta-feira (28), Quitéria Chagas relembrou o doloroso período de perda de seu marido, o empresário italiano Francesco Locati, e como ela tem enfrentado a vida após sua morte. A atriz, psicóloga e rainha de bateria, um dos principais destaques do próximo Carnaval, abriu seu coração sobre os últimos momentos ao lado de Francesco, que faleceu há pouco mais de um ano, e como isso a levou a buscar forças para recomeçar.


Quitéria e Francesco, que estavam casados há 15 anos, tiveram uma história de amor intensa, que teve início em uma escola de samba. Juntos, viveram na Itália ao lado da filha Elena, de 9 anos. O casal enfrentou uma grande adversidade quando Francesco foi diagnosticado com um câncer terminal. A atriz compartilhou a dor e a dificuldade de viver esse momento com o público. “Perguntei ao médico o que ia acontecer e ele disse: ‘Ele vai entrar em coma hepático e, em três dias, vai falecer’”, contou Quitéria, visivelmente emocionada.


O Dia dos Pais, que se aproximava, foi marcado por uma despedida emocionante entre Francesco e a filha. “Preciso fazer a despedida da minha filha com o meu marido”, disse Quitéria, que teve a permissão da equipe médica para que Francesco fosse menos sedado. Ele, então, conseguiu se despedir. “Ele disse: ‘Amore mio’ e a abraçou, e ela respondeu: ‘Pai, eu te amo’”, relembra.


A despedida, porém, não se limitou ao momento com a filha. No mesmo dia, Francesco fez suas últimas palavras para Quitéria. “Foi o dia mais difícil, mas também importante. Foi quando ele disse: ‘Amor, perdão por estar nesta condição. Desculpa por qualquer coisa. Volta para o Brasil, desapega de mim, resgata sua vida. Eu te amo’”, revelou.


No dia seguinte, Quitéria recebeu a notícia que temia. “Falei para o médico: ‘Conta para o meu marido que ele vai morrer’. Mas não contaram. Então, fiquei desesperada e decidi avisá-lo.” Em um momento de desespero e dor, ela se despediu de Francesco enquanto ele ainda estava consciente, mas logo após, ele entrou em coma. “Ele entrou em coma na minha frente. Ele parou de responder. (…) Comecei a conversar com ele, cantei nossa música romântica, aquelas coisas todas. Até que, em um momento, o coração dele parou.”


Após a perda, Quitéria retornou ao Brasil em setembro de 2023, alguns meses depois da morte de Francesco. Ela descreve o retorno como um momento de recomeço. “Vim com uma mala, eu não tinha condições, vim para ficar uma semana. Falei: ‘Preciso ir a um evento de samba, preciso descarregar’, porque não tinha como, eu estava mal, deprimida.” Hoje, de volta ao Carnaval como rainha de bateria após três anos longe do posto, Quitéria compartilha que o pedido de Francesco para que ela retornasse ao Brasil a motivou a seguir em frente.


A dor, muitas vezes, não pode ser superada internamente de imediato, por isso, a atriz conta que buscou forças externas para lidar com o sofrimento. Ela ressaltou que, apesar da dor, o pedido de seu esposo para que ela retornasse ao Brasil foi o que a motivou a seguir em frente. Para ela, seguir em frente tem sido um processo de renascimento. “Aos poucos, você vai mudando a mentalidade, resgatando forças e autoestima, se vendo em uma nova vida. É um processo de renascimento, não sabemos o que está por vir, mas temos que buscar coisas boas e positivas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.