Programa de MBA investe na formação de lideranças negras em empreendimentos socioambientais

O Brasil é um país de maioria negra, mas essa representatividade ainda não se reflete em espaços de poder e decisão, especialmente em posições estratégicas. Uma pesquisa da consultoria Indique uma Preta revelou que apenas 8% das pessoas negras ocupam posições de liderança no Brasil, índice sustentado por estruturas de exclusão como menores níveis de escolaridade, falta de fluência em idiomas e falta de políticas de inclusão.

Diante desse cenário, o Programa de Formação de Lideranças Negras que Transformam, uma iniciativa do Instituto Legado de Empreendedorismo Social em parceria com a Impactability, busca capacitar pessoas negras para se tornarem protagonistas de mudanças sociais e econômicas.

A iniciativa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, com disciplinas que abordam temas como captação de recursos, ESG, planejamento estratégico, marketing e advocacy. Os participantes têm acesso a mentorias com especialistas que os ajudam a evoluir durante o programa. Ao final do curso, cada aluno entrega uma proposta de projeto de impacto socioambiental, aplicando o conhecimento adquirido em suas áreas de atuação. A formação também oferece um espaço para construção de redes de relacionamento e troca de experiências com outras lideranças.

Para a edição de 2025, que vai começar em abril, o programa já conta com 10 bolsas garantidas pela Impactability e busca empresas e investidores interessados em ampliar esse impacto. A meta é atingir 200 bolsas. Os patrocinadores têm a chance de direcionar as bolsas para regiões específicas ou grupos de interesse, fortalecendo suas estratégias de diversidade e inclusão. Além disso, o programa oferece visibilidade às marcas apoiadoras, que contribuem diretamente para os objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados à educação de qualidade, trabalho decente e redução das desigualdades.

“Esse programa é sobre abrir portas. Queremos formar lideranças que tenham as ferramentas para transformar suas realidades e comunidades, e acreditamos que a educação é o caminho para isso. De novembro a março vamos buscar novas parcerias para a ofertas mais bolsas e em março abriremos o edital de seleção”, afirma o cofundador da Impactability, Glaico Gundim.

Criado em 2020, o Programa de Formação de Lideranças Negras que Transformam já formou lideranças que vêm promovendo transformações em diferentes áreas. Na primeira edição, 11 mulheres negras receberam bolsas de estudo com apoio de investidores. A segunda edição, lançada em janeiro de 2023, ofereceu 47 bolsas patrocinadas pela Legend Investimentos e investidores individuais.

Angélica de Camargo, cofundadora da Noix Comunidade Empreendedora, foi bolsista e destacou como o MBA ampliou sua visão: “Minha visão em relação a negócios de impacto é outra. Hoje vejo como um mercado promissor, que chega à ponta de forma mais intencional”. Ana Luisa Sena, da startup TrazFavela, ressaltou o papel da iniciativa em sua jornada: “Ter um negócio de impacto é colocar o bem em prática para a comunidade. Hoje consigo apresentar nosso diferencial para investidores com mais confiança”.

Sobre o Programa de Formação de Lideranças Negras que Transformam, como apoiar a ofertas de novas bolsas: aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.