PCDF desarticula grupo especializado em chantagear vítimas com fotos e vídeos íntimos

photo 2024 11 26 09 08 48

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou a Operação Blackmail para desmantelar uma associação criminosa que extorquia vítimas com o uso de fotos e vídeos íntimos.

As investigações apontaram que os criminosos criavam perfis falsos de mulheres atraentes em redes sociais, com o objetivo de atrair as vítimas. Após conquistar a confiança delas, os suspeitos induziam o envio de imagens íntimas. Em seguida, usavam o material para chantagear as vítimas, exigindo dinheiro sob ameaça de divulgação para familiares, amigos e colegas de trabalho.

A operação teve início com a prisão em flagrante de um dos envolvidos, que recebia os valores das extorsões. Este caso foi investigado durante a Operação Labirinto, realizada anteriormente. A partir dessa prisão, a DRCC conseguiu identificar o mentor do grupo, localizado e detido em sua residência, na cidade de Planaltina.

Durante as buscas, a PCDF apreendeu equipamentos eletrônicos utilizados nos crimes. Os dispositivos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística, onde passarão por análise para identificar outras vítimas e possíveis cúmplices.

Segundo o delegado-chefe da DRCC, João Guilherme Carvalho, a operação foi um passo fundamental no combate aos crimes cibernéticos na região. “Os integrantes da quadrilha responderão por extorsão, falsa identidade, associação criminosa e lavagem de capitais. As penas para esses crimes podem chegar a 27 anos de prisão”, explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.