Cinema Urbana traz cultura e festividades a São Sebastião

la hemi

São Sebastião recebe o Cinema Urbana, que, em colaboração com a Brigadas Populares do DF, oferece uma programação cultural intensa nos dias 25 e 26 de outubro. O evento inclui sessões de curtas-metragens, debates e uma oficina de formação cineclubista, além da reinauguração da placa de patrimônio cultural na Praça do Reggae.

A programação começa na sexta-feira (25), com a exibição de curtas-metragens, como “A Velhice Ilumina O Vento” de Juliana Segóvia e “Escasso” de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, a partir das 18h na unidade DF da Brigadas Populares. Após as apresentações, um debate será realizado às 20h, com a presença de curadoras e convidados especiais.

No sábado (26), a oficina de formação cineclubista será conduzida por Thay Limeira e Daniela Marinho, às 10h, com inscrições abertas nas redes sociais do projeto. À tarde, as atividades se deslocam para a Praça do Reggae, um importante espaço cultural desde os anos 1990, onde movimentos ligados ao reggae e à cultura maranhense começaram a se desenvolver. Às 15h, Cinema Urbana realizará uma roda de conversa sobre o legado cultural da região, mediada por Samuel Estrella e com a participação de figuras locais, como Edvair e Zezinho do Reggae.

O evento culminará em uma festa a partir das 17h, com as apresentações dos coletivos Calangos Sounds e Jamaicana. Calangos Sounds é conhecido por seu trabalho na promoção do reggae no DF e no fortalecimento da identidade cultural local, enquanto o Jamaicana, fundado em 2014, traz influências de reggae, rocksteady e dancehall, celebrando a rica tradição musical da região.

Cinema Urbana é uma realização da Moveo Filmes, com apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (25)

18h – Sessão “Ver, Ouvir, Sentindo” (Classificação Indicativa: 14 anos, 89 min), nas Brigadas Populares
A Velhice Ilumina O Vento, de Juliana Segóvia (20 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles (15 min, 2022, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)
La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi  (12min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)
Jussara, de Camila Ribeiro  (9 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: Livre)
O Tempo É Um Pássaro, de Yasmin Thayná (17 min, 2023, Brasil, classificação indicativa: 14 anos)
20h –  Debate sobre os filmes com as curadoras da mostra e convidados, nas Brigadas Populares

SÁBADO (26)

10h – Oficina de Formação Cineclubista “Sopram os Ventos dos Redemoinhos”, com Thay Limeira e Daniela Marinho (Classificação Indicativa: Livre, 90 min), nas Brigadas Populares
15h – Roda de Conversa sobre a Praça do Reggae com Reinauguração da Placa, com mediação de Samuel Estrella, na Praça do Reggae
17h – Coletivo Calangos Sounds, na Praça do Reggae
19h – Coletivo Jamaicana, na Praça do Reggae 

SERVIÇO
Cinema Urbana em São Sebastião 
Quando: 25 e 26 de outubro
Onde: Praça do Reggae e Brigadas Populares (Morro da Cruz), em São Sebastião
Entrada gratuita
Mais informações em: https://www.cinemaurbana.com/ ou https://www.instagram.com/cinema_urbana/

Adicionar aos favoritos o Link permanente.