Parque da Mobilidade Urbana apresenta práticas de inovação e sustentabilidade no transporte público

21.11. pmu foto divulgacao fapdf4 1536x1023

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães é palco da edição Centro-Oeste do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), que reúne especialistas, gestores públicos e representantes do setor privado para debater soluções inovadoras para a mobilidade urbana no DF. Com o objetivo de promover práticas sustentáveis, disruptivas e inclusivas, o evento, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), conta com exposições, painéis temáticos e apresentações de cases de sucesso.

Durante a abertura, o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, reforçou o compromisso com a inovação na mobilidade urbana por meio de projetos de pesquisa na região do DF e Entorno: “A FAPDF tem apoiado iniciativas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, como o edital Gov Learning, que estimula soluções criativas para a mobilidade. Nosso objetivo não é apenas fomentar a pesquisa, mas também contribuir para a formulação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população”.

O  gestor também mencionou o ExpoRide, programa apoiado pela FAPDF que busca integrar soluções de transporte entre Brasília e a região do entorno. “Estamos comprometidos em apresentar propostas baseadas em análises sólidas que possam transformar o transporte coletivo e torná-lo mais eficiente e acessível”, disse.

Parcerias

Também presente à abertura do evento, o diretor da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos, reforçou: “Acho oportuno abordar o financiamento do transporte público, pensar infraestrutura e serviço de qualidade. Queremos delinear melhor as parcerias público-privadas que vão oportunizar investimentos, inclusive estrangeiros, para melhorar também nosso transporte coletivo”.

A idealizadora do PMU, Paula Faria, destacou os avanços proporcionados pelo prêmio Connected Smart Cities na região Centro-Oeste. “Este ano, recebemos mais de 180 iniciativas voltadas para a mobilidade sustentável”, enumerou. “Projetos como as ciclovias de Mato Grosso e a revitalização de pontos de ônibus em Goiânia mostram como podemos replicar boas práticas em outras cidades”.

O titular da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Denis Andia, ressaltou: “Hoje, estamos trabalhando na clareza dos dados. Investimentos que eram expectativa agora viraram realidade, como a renovação de frotas e também a mudança da tecnologia movida a diesel para a tecnologia elétrica, além da preparação dos entes públicos que vão se tornar realidade em suas cidades”.

Com expectativa de reunir mais de 300 participantes, o PMU Regional/Centro-Oeste segue até o fim da tarde desta sexta (21), apresentando diálogos que poderão transformar o transporte urbano na região. Também participaram da abertura do PMU o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno José Andrade Gonçalves;  o sócio-fundador da Urucuia/Consultoria em Mobilidade Urbana, Sérgio Avelleda; e o diretor da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.