Avião de pequeno porte que caiu em SP foi encontrado despedaçado e com focos de fogo


Informação consta no Boletim de Ocorrência registrado sobre acidente em Santa Branca, na região do Vale do Paraíba. Cinco pessoas estavam na aeronave e ninguém sobreviveu. Destroços de avião de pequeno porte que caiu em Santa Branca, SP
Luara Castilho/TV Vanguarda
O avião de pequeno porte que caiu com cinco pessoas no interior de São Paulo foi encontrado despedaçado e ainda com focos de fogo pelo policiais e bombeiros que atenderam a ocorrência na noite desta quarta-feira (23). Não houve sobreviventes.
O caso aconteceu em Santa Branca, cidade localizada no Vale do Paraíba, no interior de SP. O avião é um Embraer-121 Xingu, que partiu de Florianópolis (SC) e seguia a Belo Horizonte (MG), onde abasteceria. O destino final era Salvador (BA) – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com informações do boletim de ocorrência, os policiais encontraram dificuldades para chegar no local onde o avião caiu. A área de mata, localizada na região rural de Santa Branca, é densa e de difícil acesso.
Queda de avião de pequeno porte no interior de São Paulo
Reprodução/TV Vanguarda
Viaturas da polícia e do Corpo de Bombeiros chegaram a atolar na região. Por conta disso, os agentes precisaram da ajuda de moradores, que usaram tratores para chegar no local da queda da aeronave.
“Quanto a área dos fatos, trata-se de imóvel rural, de densa mata, e dificílimo acesso. De nota o fato de algumas viaturas tanto da Polícia Civil como do Corpo de Bombeiros terem tido problemas no deslocamento, uma vez que os veículos atolaram no percurso, sem conseguir acessar o local exato da queda, tendo auxílio de populares que transportaram os agentes públicos de trator até lá”, relata o boletim de ocorrência.
No local, as equipes de resgate encontraram o avião ‘totalmente despedaçado’ e ainda com focos de incêndio, que foram apagados pelos bombeiros.
“Em análise preliminar do local da queda, verificou-se que a aeronave estava totalmente despedaçada e destruída, sendo que havia focos de fogo quando da chegada das equipes, que foram contidos pela equipe dos bombeiros e também dada a chuva que precipitava em intensidade.”
Destroços de avião de pequeno porte que caiu em Santa Branca, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o fogo começou após a colisão do avião com o solo da região onde a aeronave caiu.
“Os policiais civis puderam apurar com moradores das redondezas do local que, por volta das 18:30 horas da data do início do presente registro, teriam avistado uma aeronave em queda livre e depois que se chocou com o solo, na área rural citada, teria pegado fogo, completa o documento.
LEIA MAIS:
VÍDEO e FOTOS: Veja destroços de avião de pequeno porte que caiu durante tempestade
5 MORTOS: Saiba quem são as vítimas do acidente aéreo
ACIDENTE AÉREO: Avião fazia transporte aeromédico e carregava insumos
Em entrevista à TV Vanguarda, os moradores da zona rural de Santa Branca relataram que, por volta das 18h30 de quarta-feira (23), escutaram um barulho que parecia uma explosão. Depois viram um incêndio.
“Era umas 18h40, quando a gente escutou um barulho. Veio por cima da minha casa e meu esposo falou: ‘um avião caiu’. Aí quando ele abriu a janela realmente um avião havia caído. Eu passei mal na hora”, afirma a faxineira Ana Lúcia Aparecida da Silva Prado.
‘Desvios de formações meteorológicas’
Ainda de acordo com o registro policial, os tripulantes do avião que caiu no interior de São Paulo solicitaram apoio para ‘efetuar desvios de formações meteorológicas’ por conta das más condições climáticas na região.
“Durante a fase de cruzeiro, no Nível de Voo 250 (FL 250) (definições da ANAC), os tripulantes solicitaram ao Controle São Paulo (APP-SP) para efetuar desvios de formações meteorológicas, devido às más condições climáticas. Instantes após, próximo às coordenadas 23°22’31″S 045 43 25 W, a aeronave apresentou oscilações de altitude no radar e seu plote (sinal) desapareceu.”
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, durante a tarde choveu pelo menos 40 milímetros em 6 horas em Santa Branca.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Queda de avião de pequeno porte em Santa Branca (SP)
g1
Queda de avião
Um avião de pequeno porte bateu em um morro e caiu em uma área de mata em Santa Branca, cidade na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no final da tarde desta quarta-feira (23), durante uma tempestade. O avião foi localizado pelas equipes de resgate durante a noite.
Na manhã de quinta-feira (24), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo confirmaram que cinco pessoas estavam no avião e ninguém sobreviveu.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião sumiu dos radares de monitoramento às 18h39. O avião é um Embraer-121 Xingu, com oito assentos, que partiu de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte (MG), onde abasteceria. O destino final era Salvador (BA).
Perto das 23h, os bombeiros informaram que equipes de resgate chegaram ao local onde o avião caiu e encontraram os destroços.
A área onde o avião caiu é de difícil acesso e fica perto do limite de Paraibuna e Santa Branca, municípios a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram um ruído que identificaram como uma falha num motor. Logo em seguida, um estrondo de explosão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente. De acordo com a Defesa Civil do Estado, durante a tarde choveu pelo menos 40 milímetros em 6 horas na cidade.
Os trabalhos são coordenados pelo Salvaero, centro responsável pelas operações de buscas e salvamento da FAB. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também trabalham na operação.
Por meio de nota, a FAB informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca. A investigação ainda está em fase inicial, para descobrir as causas do acidente.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.