Candidatos às prefeituras de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina participam de debate do 2º turno na RPC; veja regras


Debates serão na sexta-feira (25), com transmissão simultânea, e começarão logo depois da novela ‘Mania de Você’. Candidatos que disputarão o segundo turno em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina
Arte/g1
Os candidatos às prefeituras de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina no 2º turno das eleições participarão de debates na RPC nesta sexta-feira (25), a partir das 22h. Confira as regras a seguir.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O g1 fará a transmissão dos debates ao vivo.
💻 Assista ao debate em Curitiba
💻 Assista ao debate em Londrina
💻 Assista ao debate em Ponta Grossa
Em Curitiba, participarão do debate Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). A mediação será do jornalista Wilson Soler.
Em Ponta Grossa, participarão Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB). A mediação será da jornalista Viviane Mallmann.
Em Londrina, participarão Professora Maria Tereza (PP) e Tiago Amaral (PSD). A mediação será do jornalista Alberto D’angele.
Em reunião com os representantes dos candidatos nos dias 17 de outubro na capital e 18 de outubro nos outros dois municípios, foram discutidas as regras dos três debates, que irão acontecer de forma simultânea na RPC.
Debate da RPC ocorre nesta sexta-feira (25).
RPC
LEIA TAMBÉM:
Alerta: 26 municípios do PR podem ter tempestade e ventos superiores a 100 km/h
Polícia: Homem é preso após pedir para menina de 9 anos fazer fotos tomando banho
Governo do Paraná: Estádio do Pinheirão será desapropriado com dinheiro da venda da Copel
Curitiba
Na capital, o debate entre Cristina Graeml e Eduardo Pimentel ocorrerá por embate direto entre os candidatos, que estarão lado a lado em posição definida por sorteio e com livre administração do tempo de fala.
Por meio de sorteio, ficou definido que Cristina Graeml irá iniciar os dois primeiros blocos, enquanto Eduardo Pimentel irá começar os dois últimos.
Serão quatro blocos, dois com temas livres e dois com temas determinados a partir de seis assuntos definidos pela produção da RPC Curitiba. No último bloco, o tempo será concedido às considerações finais dos dois candidatos.
O debate será dividido em:
1º e 3º blocos – tema livre (candidatos escolhem o assunto) / 10 minutos para cada candidato / 20 minutos por bloco;
2º bloco – tema determinado (candidatos formulam perguntas a partir de tema selecionado) / 5 minutos para cada tema, 10 minutos por candidato / 20 minutos totais do bloco;
4º bloco – tema determinado tal como no 2º bloco / encerramento com considerações finais dos candidatos.
Os tempos poderão ser alterados para mais ou para menos, antes ou durante a realização do debate, a exclusivo critério da RPC.
No 1º e 3º bloco, quando o primeiro candidato iniciar a fala, o cronômetro do tempo inicia. Quando encerrar, o cronômetro para e inicia o tempo do adversário. Assim acontecerá sucessivamente até que acabe o tempo de ambos.
Para o 2º e 4º bloco, a RPC definiu seis temas que considera relevantes para a população de Curitiba.
O primeiro candidato a falar escolherá um dos temas e, após selecionado, o tempo irá iniciar. Ao finalizar, o cronômetro será interrompido e a palavra passará ao adversário, cujo tempo começará a contar.
Após terminar o tempo de 5 minutos dos dois, os quais poderão ser usados livremente por cada um, será selecionado um novo tema pelo segundo candidato.
Ao final do 4º bloco, Graeml e Pimentel terão espaço para as considerações finais com ordem definida por sorteio. Quem falará primeiro será o candidato e depois a candidata.
Caso um deles não compareça ao debate, será realizada uma entrevista de 25 minutos com o outro candidato.
Londrina e Ponta Grossa
Em Londrina e Ponta Grossa, o debate ocorrerá por meio de perguntas entre os candidatos, que estarão lado a lado em posição definida por sorteio.
Serão quatro blocos, dois com temas livres e dois com temas determinados a partir de seis assuntos definidos pela produção da RPC. No último bloco, o tempo será concedido às considerações finais dos dois candidatos.
O debate será dividido em:
1º e 3º blocos – tema livre (candidato que formula a pergunta escolhe o assunto);
2º bloco – tema determinado (candidatos formulam perguntas a partir de tema sorteado pelo mediador);
4º bloco – tema determinado tal como no 2º bloco / encerramento com considerações finais dos candidatos.
Em Ponta Grossa, por meio de sorteio, ficou definido que Elizabeth Schmidt irá iniciar os dois primeiros blocos, enquanto Mabel Canto irá começar os dois últimos.
Em Londrina, o sorteio definiu que Tiago Amaral iniciará os primeiros blocos e Professora Maria Tereza começará os dois últimos.
Nas duas cidades, no 1º e 3º bloco, o candidato que iniciar terá 30 segundos para formular a primeira pergunta. Em seguida, o outro candidato responde em 1 minuto e 45 segundos.
Após a resposta, o candidato que formulou a pergunta terá direito a réplica de 1 minuto e, na sequência, quem respondeu poderá fazer a tréplica também em 1 minuto. Cada candidato tem direito a duas perguntas em cada bloco.
Para o 2º e 4º bloco, a RPC definiu dez temas que considera relevantes para a população de Londrina e Ponta Grossa.
Nestes blocos, o mediador sorteará um dos assuntos e indicará o candidato que deve formular a pergunta. Cada tema será selecionado apenas uma vez, de modo que, ao longo do debate, sejam sorteados oito deles.
Os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos dos outros blocos e, da mesma forma, cada candidato poderá fazer duas perguntas por bloco. Ao final do 4º bloco, será concedido espaço para as considerações finais de cada um deles.
Em Londrina, Tiago Amaral foi sorteado como o primeiro a ter o tempo de fala, Maria Tereza falará em seguida. Em Ponta Grossa, Mabel Canto inicia e Elizabeth Schmidt finaliza.
Caso um dos candidatos não compareça ao debate, será realizada uma entrevista de 25 minutos com o outro candidato.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.