Idosa morre na UPA do Oropó, em Mogi das Cruzes, enquanto esperava por transferência para hospital


Paciente deu entrada na unidade no domingo. Secretaria Municipal de Saúde informou que foi solicitada a transferência dela para CROSS gerenciada pelo Governo do Estado. Governo de São Paulo afirmou que Luciana foi inserida na regulação estadual e que referência de atendimento da UPA do Oropó é a Santa Casa de Mogi que ao ser acionada, informou não ter leito disponível. Idosa morre aguardando transferência para o Cross na UPA do Oropó em Mogi das Cruzes
Lucia Leite da Cruz de 62 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó, em Mogi das Cruzes, nesta quarta-feira (23), enquanto esperava por transferência para um hospital.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi solicitada a transferência da paciente para CROSS gerenciada pelo Governo do Estado. Já o Governo de São Paulo afirmou que Luciana foi inserida na regulação estadual no domingo (20), e que a referência de atendimento da UPA do Oropó é a Santa Casa de Mogi que ao ser acionada, informou não ter leito disponível. A TV Diário pediu uma posição para a Santa Casa que até a pulbicação desta reportagem não respondeu.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa deu entrada na UPA no final da tarde do último domingo (20), com queixa de dor abdominal, tosse, vômitos e tremores. O exame físico da paciente indicou, então, um estado geral bastante comprometido.
Após o atendimento inicial, Luciana teria sido encaminhada ao setor de emergência. Foi apontada também alteração no resultado dos exames laboratoriais.
A equipe da unidade, segundo a secretaria, iniciou a hidratação, suporte de oxigênio e antibioticoterapia de forma adequada e com solicitação de transferência via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), sistema que é gerenciado pelo Governo do Estado.
Nesta quarta-feira (23), então, a paciente apresentou piora clínica, seguida por uma parada cardiorrespiratória e morreu.
Por meio de nota, o Governo de São Paulo afirmou que Luciana foi inserida na regulação estadual no último domingo (20), com necessidade de transferência para leito de clínica médica. Disse ainda que a referência de atendimento da UPA do Oropó é a Santa Casa de Mogi das Cruzes, que ao ser acionada, informou não ter leito disponível.
Ainda segundo a nota do Governo, a Cross continuou a busca para a especialidade indicada pela unidade de origem.
“A Cross é um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, apto a cuidar do caso”, completou a nota.
Mulher morreu na UPA do Oropó
Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.