Autoridade manda Air India inspecionar itens de combustível e motor em frota de 787


A medida foi tomada após um incidente com uma aeronave Boeing 787-800 da M/s Air India, que se envolveu em um incidente enquanto operava o voo Ahmedabad-Gatwick. Um Boeing 787 Dreamliner da Air India com matrícula VT-ANB sobrevoa Tóquio, Japão, em 27 de abril de 2025
Koki Takagi via REUTERS
A agência reguladora de aviação da Índia ordenou, nesta sexta-feira (13), que sejam feitas verificações preventivas na frota de Boeing 787-8 e 787-9 da Air India. O comunicado divulgado pela DGCA (Directorate General of Civil Aviation, traduzido para Diretoria Geral de Aviação Civil) orienta que sejam feitas inspeções nos modelos equipados com motores GEnx. Confira o comunicado abaixo:
“Inspeção de Segurança Aprimorada na frota de Boeing 787-8/9 da M/s Air India.
Em 12.06.2025, uma aeronave Boeing 787-800 da M/s Air India se envolveu em um incidente enquanto operava o voo AI-171 (Ahmedabad-Gatwick). Como medida preventiva, a DGCA (Diretoria Geral de Aviação Civil) por meio deste documento orienta diretamente a M/s Air India a realizar ações adicionais de manutenção nas aeronaves 787-8/9 equipadas com motores GEnx, com coordenação imediata com os escritórios regionais da DGCA envolvidos.
Uma verificação única antes da partida do voo a partir de 15.06.2025, (00:00)Hrs em diante: a) Inspeção do Monitoramento de Parâmetros de Combustível e sistemas associados. b) Inspeção do Compressor de Ar da Cabine e sistemas associados. c) Teste do Sistema Eletrônico de Controle do Motor. d) Teste Operacional e verificação do sistema do Atuador de Acionamento do Motor. e) Verificação do sistema Hidráulico. f) Revisão dos parâmetros de decolagem (Take-off).
A “Inspeção de Controle de Voo” deve ser introduzida na inspeção de trânsito até novo aviso.
Verificações de potência da aeronave (Power assurance checks) a serem realizadas dentro de duas semanas.
Encerramento da ação de manutenção com base na revisão dos problemas repetitivos (“snags”) dos últimos 15 dias nas aeronaves 787-8/9, o mais rápido possível.
O relatório das verificações acima deve ser enviado à DGCA para revisão.”
*Reportagem em atualização.
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