Operação combate desmatamento na Mata Atlântica em SC

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Silvam Vindicat, no município de Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí. Com apoio do Ministério Público e do GAECO, a ação mira uma organização criminosa responsável por extração ilegal de madeira nativa em uma extensa área de Mata Atlântica, com foco na Fazenda Parolin, que possui cerca de 12 mil hectares.

Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 72 policiais ambientais. Segundo as investigações, mais de 31 autuações por crimes ambientais já haviam sido registradas na propriedade desde 2007, mas o desmatamento prosseguiu, evidenciando um esquema organizado para exploração ilegal de recursos naturais.

De acordo com a Polícia, foram identificados mais de 1.200 hectares de vegetação nativa devastados. A estrutura criminosa utilizava serrarias móveis, galpões camuflados na mata e vias clandestinas para transporte da madeira, dificultando ações de fiscalização e aumentando a capacidade de extração.

Além dos danos ambientais, a operação apura também fraudes fundiárias, atos de violência e sabotagens contra o projeto de criação da Reserva Ecológica Parolin, que visa proteger a área em questão. A ação conta ainda com o suporte aéreo da Aeronave Águia, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar.

As investigações continuam, com foco na responsabilização dos envolvidos e na interrupção definitiva das atividades ilegais.

The post Operação combate desmatamento na Mata Atlântica em SC appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.