Em meio ao Maio Cinza, mês de conscientização sobre o câncer cerebral, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) lançou uma edição especial do podcast “O Patologista em Podcast” para tratar do tema.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 11 mil novos casos da doença são diagnosticados por ano no Brasil.

Apesar de raro, o câncer cerebral é altamente letal, como destaca o neurologista e neuro-oncologista Dr. Gabriel Batistella, do Hospital HCor, em São Paulo. “Mesmo sendo raro, o câncer cerebral possui mortalidade alta”, afirma. O especialista também aponta uma maior incidência de tumores malignos no cérebro entre homens, crianças e adolescentes.
Durante o episódio, o patologista Dr. Felipe D’Almeida Costa, do A.C.Camargo Cancer Center, explicou o papel do patologista no diagnóstico preciso da doença.
“Analisamos em microscópio e indicamos se aquele tumor é agressivo, o que viabiliza a melhor decisão terapêutica em conjunto com outros especialistas”, explicou.

O tratamento, segundo os especialistas, é individualizado e depende de fatores como o tipo de tumor e sua localização no cérebro.
A iniciativa da SBP propõe informar a população leiga e reforçar a importância do diagnóstico precoce e da atuação multidisciplinar no combate à doença.