Os interessados em discutir as políticas urbanas do Distrito Federal terão a oportunidade de participar de quatro reuniões preparatórias da 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC). Os encontros iniciarão em 31 de maio, no Gama, continuarão nos dias 7 e 14 de junho, respectivamente em Taguatinga e Planaltina, e finalizarão em 5 de julho, no Plano Piloto, sempre das 8h às 13h.
Cada área foi escolhida conforme sua localização geográfica, disponibilidade de espaços apropriados para os eventos e acessibilidade. Por isso, a população das regiões administrativas foi agrupada levando em consideração a área de abrangência de cada reunião. Todos os encontros são abertos à população. Confira o calendário:
31/5
→ Local: Auditório do Campus da UnB (Gama)
→ Endereço: Setor Leste Projeção A, na entrada do Gama
→ Regiões de abrangência: Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Água Quente
7/6
→ Local: Auditório do Colégio Projeção (Taguatinga)
→ Endereço: Área Especial nº 5 e nº 6, Setor C Norte, Samdu
→ Regiões de abrangência: Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo, Águas Claras, SCIA/Estrutural, SIA, Vicente Pires e Arniqueira
14/6
→ Local: Auditório do Centro Educacional Delta (Planaltina)
→ Endereço: Setor Residencial Leste, Buritís I, Quadra 1 Conjunto F lotes 21 a 31
→ Regiões de abrangência: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Arapoanga
5/7
→ Local: Auditório da ADUnb – Associação de Docentes da Unb (Plano Piloto)
→ Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Casa do Professor, Asa Norte
→ Regiões de abrangência: Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Park Way, Varjão, Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico e Itapoã
Objetivo
O objetivo das reuniões é discutir de forma ampla e democrática as questões cruciais sobre as políticas Distrital e Nacional de Desenvolvimento Urbano, como lembrou a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tereza Lodder.
“Além disso, sua principal finalidade é mobilizar a sociedade para discutir os problemas urbanos, a partir da realidade local, e aprovar propostas para serem levadas à 6ª CDC”, ressaltou.
Inscrições
Os interessados em participar deverão fazer as inscrições pelo site da conferência distrital ou presencialmente no dia do evento.
Nos encontros estão programados painéis, grupos de discussão e plenárias. Cada reunião preparatória aprovará propostas e elegerá delegadas e delegados para participarem da 6ª CDC, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em local a definir. Após isso, os representantes do DF serão eleitos na CDC e irão para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro.
Tema
O tema da conferência será “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, princípio que precisa se adequar à diversidade de municípios e ser capaz de repensar como viver melhor nas nossas cidades. Já o lema será “Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, destacando a importância da busca de maior justiça social e de mais participação democrática.
Apoiados no tema e no lema, os debates da 6ª CDC serão pautados em torno de três eixos: articulação entre os principais setores urbanos e políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temas transversais. A ideia é propor políticas e soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta.
Mais informações podem ser acessadas no site da 6ª Conferência Distrital das Cidades. Para saber mais detalhes, acompanhe o site e as redes sociais da Seduh.
Com informações da Seduh-DF