Setor produtivo cobra reavaliação da corvina pelo MPA

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) entregou nesta semana ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) um novo aporte de dados técnicos e atualizados sobre a espécie corvina (Micropogonias furnieri), uma das mais importantes para a economia pesqueira nacional. O objetivo é subsidiar uma reavaliação urgente da proposta de inclusão da corvina na Lista de Espécies Ameaçadas, sob a categoria “vulnerável”.

Segundo o Sindipi, os dados usados na avaliação de risco apresentam fragilidades e não refletem a realidade atual da pesca da espécie. A entidade afirma que os estoques mostram sinais de recuperação e que as últimas safras foram consideradas muito positivas. Os novos dados apresentados ao governo são provenientes de fontes oficiais e incluem séries históricas de captura que, segundo o sindicato, foram desconsideradas na avaliação anterior.

A corvina é um recurso vital para a pesca em Santa Catarina, com produção anual estimada em 20 mil toneladas. A atividade envolve diretamente mais de 30 mil pescadores, entre os setores industrial e artesanal.

O Sindipi lembra ainda que um plano de gestão para a corvina chegou a ser aprovado no Comitê Permanente de Gestão de Recursos Demersais, mas foi arquivado com o avanço da proposta de reclassificação da espécie. A entidade aguarda que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima dê início à revisão da avaliação, com base nos dados atualizados.

The post Setor produtivo cobra reavaliação da corvina pelo MPA appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.