Por Larissa Barros
[email protected]
O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) promove, na próxima sexta-feira, dia 23 de maio, das 9h às 16h, o Dia D de Vacinação, uma campanha aberta à população do Distrito Federal. A ação será realizada no Sebrae, localizado na Granja do Torto, e marca o terceiro ano consecutivo da iniciativa, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde do DF.
Vão estar disponíveis vacinas contra a Covid-19, Influenza e outros imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto e carteira de vacinação. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Brasília, o presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública do DF. “Estamos comprometidos em ser um ambiente que não apenas desenvolve tecnologia, mas que também promove qualidade de vida”.
O médico de família Melchior Meira também reforça a importância da imunização. Segundo ele, a pandemia mostrou com clareza o impacto das vacinas na redução de internações.
“Quando a vacinação alcançou um número grande de pessoas, a doença praticamente desapareceu, ou então se tomou mais branda. O impacto das vacinas em doenças preveníveis é muito intenso”, explicou.
Meira ainda alerta que com a chegada das estações mais frias é importante estar imunizado, principalmente quando se trata de doenças respiratórias. “Por exemplo, a vacinação da gripe começa no outono, para que quando o frio chegue, grande parte da população já esteja vacinada e protegida contra esses vírus que, em geral, circulam no frio”, completou.
Fontes da Secretaria de Saúde confirmaram à reportagem que todas as vacinas disponíveis nos postos de saúde estarão acessíveis durante o dia D, facilitando o acesso para moradores da região e trabalhadores que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana.
A expectativa dos organizadores é receber centenas de pessoas ao longo do dia. O recado do médico para a população é que não deixem de se vacinar. “Se cuidem e cuidem do seu próximo também. Vacinar é um ato de amor, para si e para o seu próximo”, conclui.