
A fotógrafa Renata Ferraz desembarca em Paris com uma poderosa reflexão visual sobre o Cerrado brasileiro. Representada pela galeria nova-iorquina Saphira & Ventura, Renata apresentará sua série “O Rastro do Fogo no Cerrado” entre os dias 5 e 12 de junho, na icônica Place des Vosges, no bairro Le Marais.
Com curadoria de Alcinda Saphira, a exposição reúne imagens coloridas nesta edição. A escolha pela nova abordagem cromática é explicada pela artista: “Como as texturas têm cores, decidi mostrar isso nesta exposição. Selecionei algumas fotos da mesma série e revelei em cor, destacando as nuances do Cerrado.”
Unindo arte, moda e sustentabilidade, a série documenta os impactos devastadores do fogo no bioma durante a temporada de outono/inverno de 2024. Mais do que estética, a proposta da artista é provocar reflexão e gerar consciência sobre a urgência da preservação ambiental.
“O Cerrado é adaptado às queimadas naturais, mas sofre intensamente com os incêndios provocados pelo homem. Esses focos se alastram com rapidez, desequilibram a biodiversidade, alteram os ciclos da água e favorecem apenas as espécies mais resistentes ao fogo”, alerta Renata.
Parte desta série já foi exibida na Pré-Bienal Amazônia — evento que integrou a programação do G20 Cultural — no Rio de Janeiro, em novembro de 2024. Agora, o bioma brasileiro ocupa um novo território: o coração artístico de Paris.
The post Vernissage: Renata Ferraz leva o Cerrado a Paris first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.