Alta adesão marca o primeiro dia de vacinação contra a gripe para o público geral

Imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

A partir desta terça-feira (20/5), a Prefeitura de Fortaleza ampliou a aplicação da vacina contra a gripe para o público geral, disponibilizando o imunizante a todos os fortalezenses a partir dos seis meses de idade.

Para se vacinar, basta procurar uma das 134 unidades de saúde da Capital, das 7h30 às 18h30, com um documento oficial com foto. Aos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos de saúde Geraldo Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 – São João do Tauape) e Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz), das 8h às 16h30.

Indicada para aplicação anual devido à constante mutação do vírus, a vacina da gripe protege contra três cepas: H1N1, H3N2 e B. O imunizante pode ser administrado junto a outras vacinas, mas é contraindicado para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

No posto de saúde Abel Pinto, no bairro Demócrito Rocha, a movimentação foi intensa neste primeiro dia de liberação para o público geral. O eletrotécnico Francisco Jairo aproveitou uma consulta de um amigo para se vacinar.

“Por acaso eu vim trazer um amigo pra se consultar. Aproveitei e me vacinei também, porque é importante aumentar a imunidade e não contribuir com a propagação dessa gripe que está se espalhando. São vários vírus circulando e eu, como membro da sociedade, não posso ajudar a espalhar mais ainda”, afirmou.

Jairo também reforçou o convite à população. “Todos os anos eu tomo. Costumo vir aqui no posto de saúde, que fica no bairro, perto da minha casa. E por que não, né? É gratuito, e uma oportunidade para todo mundo. Então que ninguém perca: crianças, idosos, adultos, adolescentes, espero que venham todos se vacinar nessa campanha”.

Mesmo com a ampliação da imunização, os grupos prioritários seguem sendo incentivados a procurar a vacina. Como é o caso da aposentada dona Maria França Gomes, que nunca perdeu a vacinação contra a gripe. “Sempre tomei, todos os anos, porque já tive Covid, dengue, gripe muito forte, pneumonia. Então sei da importância de tomar as vacinas. Depois que comecei a me vacinar, nem gripe eu estou pegando mais. Já faz uns dois anos. E falo para todos da minha família tomarem”, relatou.

A gestora do posto de saúde Abel Pinto, Aldelina Barroso, reforçou a importância da população buscar o imunizante. “A importância é se prevenir, se proteger, para não pegar a gripe e acabar tendo complicações. É só chegar ao posto, em qualquer unidade de saúde, que a pessoa será vacinada. Não podemos ter porta fechada para vacinação, principalmente agora, nesse período com tantos casos da doença”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.