ANA BEATRIZ GARCIA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
No evento de lançamento do programa SuperAção, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi genérico ao ser questionado sobre os casos de violência policial ocorridos entre a madrugada e a noite de domingo (18).
“A gente não vai tolerar a violência policial, não vai tolerar excessos. Essas abordagens serão investigadas, imediatamente esses policiais já são afastados. É o que aconteceu [nesses casos], eles ficam à disposição da Corregedoria, fora do serviço de rua até o esclarecimento. Havendo constatação de que houve excesso, eles vão ser punidos severa, rigorosamente.”
Na madrugada de domingo, um homem foi agredido por policiais militares durante abordagem no Jardim das Imbuias, na zona sul de São Paulo.
Segundo os PMs, ele estaria com uma moto roubada. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o suspeito no chão e imobilizado, sendo agredido por chutes e golpes de cassetete. Três policiais estão envolvidos na abordagem.
Já à noite, Natanael Venâncio Almeida, 19, foi morto dentro de sua casa na zona sul da capital. Segundo a polícia, ele resistiu à abordagem e foi perseguido até sua casa, onde foi morto na frente da mãe, que tentou protegê-lo. Segundo ela, ele tinha saído para buscar um remédio.
De acordo com a família, ele havia fugido da abordagem da Rocam por medo de perder o veículo, pois não usava capacete no momento e estava sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O governador afirmou que será feito “todo o esforço pra evitar cenas de excesso e abuso” e garantir a melhor conduta nas ruas.
Ele afirmou que não serão tolerados desvios de conduta, e elogiou a Polícia Militar. “Eu acho que a instituição é uma instituição boa, que atende 22 milhões de chamados por ano, 60 mil ocorrências por dia, praticamente 40 mil policiais nas ruas todos os dias. Ela vem sendo treinada constantemente, em programas de capacitação contínua.”
Tarcísio ainda mencionou a orientação do Supremo Tribunal Federal para o uso de câmeras pelas polícias. O governador diz que o número de câmeras no estado deverá chegar a 15 mil.