
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cancelou a portaria de nomeação da coordenadora do Distrito Sanitário Indígena (Dsei-Leste), Letícia Monteiro da Silva. O órgão cuida da saúde de indígenas espalhados em 11 dos 15 municípios de Roraima.
A Folha obteve a informação com exclusividade. O ato de Padilha que inicialmente nomearia a enfermeira é de quinta-feira (16), mas não chegou a sair no Diário Oficial da União (DOU).
Mesmo assim, dezenas de indígenas e trabalhadores do Dsei Leste participaram da cerimônia de posse de Letícia Monteiro nessa segunda-feira (19).
Primeira mulher indígena no cargo, Letícia tem o apoio do CIR (Conselho Indígena de Roraima). A entidade, então, representa 58 mil indígenas no Estado.

Foram os indígenas ligados ao CIR que, na quarta-feira (14), ocuparam a sede do Dsei Leste para cobrar a nomeação da nova coordenação e melhorias para a saúde indígena da região.
Quem Padilha deve nomear

A reportagem apurou que Padilha, então, deve nomear Lindinalva Lopes Marques, por indicação do deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR).
Lindinalva tem o apoio de indígenas macuxi, taurepang, wapichana, patamona, ingaricó, xirixana e yanomami, ligados a cinco associações com posições historicamente antagônicas ao do CIR.
Uma delas é a Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima), que representa 22 mil indígenas.
“Baseamo-nos na competência técnica advinda de sua sólida formação acadêmica em Medicina, Enfermagem e Técnica em Enfermagem, especialização na área de Obstetrícia, nas demais qualificações na área da saúde, na sua extensa trajetória profissional na saúde indígena e, principalmente, pelo conhecimento administrativo ao desempenhar a função de gestora na unidade hospitalar do município de Pacaraima”, dizem, em manifesto publicado em 14 de maio.
Com a palavra, o Ministério da Saúde
Até o momento, o Ministério da Saúde não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
O post Ministro cancela nomeação de coordenadora do Dsei Leste apareceu primeiro em Folha BV.