Pedidos de reembolso ao INSS chegam a 1,6 milhão

entrevista com o presidente do inss, gilberto waller (1)

MARIANA BRASIL
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) chegou a 1,6 milhão de pedidos de reembolsos pelos descontos indevidos em benefícios até às 17h desta segunda-feira (19).

Foram cerca de 106 mil pedidos feitos nas últimas 24h. O Instituto está divulgando balanços diários do uso das plataformas que recebem as contestações Meu INSS e o canal 135.

Dos beneficiários que entraram no sistema de consultas, apenas cerca de 2% relataram ter autorizado o desconto de associações e sindicatos ao longo desses primeiros cinco dias de funcionamento da ferramenta.

Até domingo, eram 27.023 pessoas. Nesta segunda, o número subiu para 31.972, mantendo a proporção.
Já os valores descontados indevidamente são fruto de desvios feitos por associações e entidades sindicais que cobraram mensalidades que os beneficiários não autorizaram. O caso foi revelado a partir de operação da Polícia Federal junto à CGU (Controladoria-Geral da União).

O Meu INSS, que pode ser acessado via app ou site, segue liderando como o meio mais utilizado pelos cidadãos, em comparação ao telefone 135, correspondendo por 92% dos acessos.

O número de entidades contestadas, que precisam comprovar o vínculo e autorização dos beneficiários, se manteve em 41. Caso não enviem a documentação comprobatória, elas têm que ressarcir os cidadãos em até 15 dias úteis.

Os aposentados e pensionistas prejudicados ainda não têm uma data definida para receber o dinheiro dos descontos indevidos.

Nesse momento, o INSS também não divulga o valor que cada aposentado e pensionista poderá receber de volta, permitindo apenas a contestação do desconto identificado. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o aposentado pode saber o nome da entidade que aplicou os descontos nos últimos cinco anos.

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