Projeto Estante Livre: saiba onde e quais livros doar

Divulgação: TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está recebendo doações de livros para o projeto Estante Livre, uma iniciativa da 1ª Vice-Presidência do Tribunal, desenvolvida por meio da Coordenadoria de Biblioteca (COBIB). A proposta é simples e acessível: qualquer pessoa pode doar ou retirar livros, sem necessidade de cadastro ou intermédio.

Podem ser doadas obras de diversos gêneros, como literatura infantil, didática, biografias, romances, autoajuda, ficção, poesia e contos. O projeto estimula o livre compartilhamento do conhecimento e o incentivo à leitura, promovendo o acesso democrático à informação.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na Biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, localizada no Fórum de Brasília, ou ainda enviadas via malote para o fórum mais próximo. Os endereços estão disponíveis no site do TJDFT.

Para o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, a leitura é uma ferramenta essencial de transformação. “A leitura é uma ferramenta essencial para o crescimento individual e coletivo, capaz de transformar realidades e construir um futuro mais justo e informado. No TJDFT, acreditamos no poder da educação e do conhecimento, e é por isso que desenvolvemos o projeto Estante Livre”, afirmou.

Belinati também destacou o caráter inclusivo da iniciativa: “Cada livro doado é uma oportunidade de aprendizado, um convite à imaginação e uma chance de promover o conhecimento. Por isso, reforçamos o chamado para que todos participem dessa ação transformadora, contribuindo para que a Estante Livre siga cumprindo sua missão de aproximar o saber de quem mais precisa”.

Desde sua criação, em 2016, o Estante Livre já distribuiu mais de 16 mil livros à população do Distrito Federal. Em fevereiro deste ano, o projeto foi expandido para o posto do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto. A meta agora é ampliar ainda mais sua presença, com a instalação de uma nova estante em área próxima ao Espaço Conciliar, no Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa (909 Norte).

Mais informações sobre como participar da iniciativa estão disponíveis pelo telefone (61) 3103-6146 ou pelo e-mail [email protected].

Com informações do TJDFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.