UOL/FOLHAPRESS
A semana será de chuvas intensas em parte do Nordeste, segundo previsão da MetSul Meteorologia. Além do litoral nordestino, outras duas regiões também devem ter altos volumes de precipitação nos próximos dias.
Litoral do Nordeste está em alerta
Cidades costeiras e na Zona da Mata serão as mais impactas com a chuva. A maior parte da região deve ter pouca chuva, com baixa precipitação na maior parte da Bahia. Na costa baiana, no entanto, deve chover ao longo de toda a semana. Em Ilhéus, por exemplo, a chuva será acompanhada de tempo ameno, com temperaturas entre 21ºC e 27ºC. Em Imperatriz (MA), a chuva começa na quarta-feira. Apesar de a precipitação se prolongar durante toda a semana, a cidade terá forte calor, com máxima ultrapassando os 30ºC todos os dias.
Maceió terá mínima entre 24ºC e 25ºC e máxima entre 27ºC e 28ºC, com chuva diária. Até pelo menos a próxima quarta, a precipitação na capital alagoana deve ser moderada, perdendo força somente a partir de quinta. Condições semelhantes estão previstas para outros municípios do estado, como Boca da Mata, onde a temperatura deve ficar entre 21ºC e 27ºC.
No Recife, os próximos dias também serão chuvosos. Na cidade, os termômetros ficarão entre 23ºC e 29ºC nesta semana. Em Chã de Alegria, na Zona da Mata pernambucana, a chuva também não deve dar trégua, e a temperatura ficará entre 21ºC e 29ºC. Em Aracaju, a chuva também está prevista para todos os dias, e deve haver pouca amplitude térmica, com temperaturas entre 25ºC e 28ºC. Em João Pessoa, chuva diária e termômetros entre 26ºC e 28ºC nos próximos dias.
Alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça atenção nestas regiões. O aviso, válido até o fim desta terça-feira (20), indica chuva de até 100 milímetros por dia, com ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora, característica considerada como “intensa” pelo instituto. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas na faixa do litoral nordestino.
Região Sul também terá chuvas intensas
Os três estados do Sul terão chuva aumentando gradativamente nos próximos dias. Entre as capitais, somente Porto Alegre deve ter uma trégua entre quarta e sexta-feira. Na capital gaúcha, o frio é mais intenso no começo desta semana, com máxima de 18ºC na quarta. Nos dias seguintes, a temperatura sobe e deve chegar aos 25ºC no sábado. Ao longo da semana, a mínima deve ficar entre 13ºC e 18ºC.
No restante do estado, as chuvas devem ser mais fortes. O Inmet divulgou um alerta válido até a tarde desta terça, indicando perigo para boa parte do território gaúcho. Em Ijuí, no noroeste do estado, a precipitação deve parar somente na quinta, retornando no domingo. Já em Santa Maria, na região central, a chuva seguirá até pelo menos a quinta-feira, quando o frio deve atingir o pico semanal e a mínima será de apenas 8ºC.
No decorrer da semana, a chuva aumenta em Santa Catarina e no Paraná. Em Florianópolis, a mínima deve atingir os 15ºC, enquanto a máxima não ultrapassa os 20ºC. Já em Curitiba, os termômetros ficam entre 15ºC e 20ºC. Em ambas as capitais, a previsão indica chuva contínua.
Chuva será irregular no Norte
Amazonas, Roraima e Amapá podem ter chuvas, assim como o norte do Pará. No restante da região, a chuva tende a ser irregular, com pouca ou nenhuma precipitação no Tocantins e em Rondônia.
Em Manaus, apesar da chuva, o calor seguirá intenso. Na capital, a mínima será de 22ºC durante toda a semana, enquanto a máxima chega aos 32ºC em quase todos os dias. Condições parecidas estão previstas para Parintins, também no Amazonas, com chuva diária e temperaturas entre 22ºC e 31ºC.
O Inmet também divulgou um alerta para a região. Segundo o instituto, a faixa de perigo potencial devido às chuvas intensas passa por Belém, Macapá, Boa Vista e chega até a fronteira do Brasil com a Colômbia. Nestas regiões, as pancadas de chuva serão isoladas, e o calor, intenso: Belém, por exemplo, deve atingir os 33ºC ao longo da semana.
Sudeste terá tempo predominantemente seco
Na região, o tempo será mais ameno, com chuvas isoladas. No Rio de Janeiro, a precipitação deve começar somente na quinta, e as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 26ºC ao longo da semana. Em Belo Horizonte, não há previsão de chuva, mas a mínima será mais baixa, com previsão de 14ºC. Na capital mineira, a máxima deve atingir os 27ºC nos próximos dias. Já em Vitória deve chover mais do que nas capitais vizinhas, com trégua prevista para esta terça, e mínima de 20ºC e máxima de 27ºC no decorrer da semana.
Em São Paulo, deve chover entre quinta e sábado. No restante da semana, o tempo será seco na capital paulista, que deve ter temperaturas entre 16ºC e 27ºC nos próximos dias.
Centro-Oeste deve ter temperaturas de verão
No Centro-Oeste, o destaque é para o calor. Na maior parte das cidades da região, não há previsão de chuva. Goiânia deve registrar máxima acima dos 31ºC todos os dias da semana, com mínima entre 16ºC e 18ºC. Em Brasília, o tempo seco terá mínima entre 15ºC e 18ºC, com máxima entre 26ºC e 28ºC. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar um calor mais intenso: com mínima entre 20ºC e 22ºC; a máxima deve chegar aos 32ºC.
Cuiabá será a capital da região com o calor mais forte. A máxima mais baixa é de 35ºC, aumentando gradativamente e chegando aos 37ºC no final da semana. Sem chuva, a mínima deve ficar entre 20ºC e 22ºC.