Por Diller Abreu e Marcelo Thompson Flores
Agência de Notícias CEUB
O Capital venceu o Luverdense, por 2 a 0, na tarde deste domingo (18/5), pelo Campeonato Brasileiro Série D. Os dois gols saíram de jogadores com nomes de inspiração bíblica.
A Coruja garantiu a primeira vitória em casa na competição e subiu para a quarta colocação, zona de classificação.
O Estádio Juscelino Kubitschek presenciou a “vitória abençoada” do Capital, com os gols de estreia, pela equipe, do meio-campista Varão e do ponta-direita Moisés, conhecido como Tobinha, que fez seu primeiro jogo como titular.
Varão marcou aos 19 minutos do primeiro tempo, de cabeça, e Tobinha balançou as redes no início da segunda etapa, aos 6’, em um contra-ataque.
Sai zika!
Na estreia do treinador Felipe Surian, o Capital iniciou a partida com mudanças táticas visíveis em relação aos últimos jogos.
Com a primeira titularidade do ponta-direita Tobinha, o técnico apostou na pressão da saída de bola adversária e avançou as linhas da Coruja.
Além disso, o centroavante Wallace Pernambucano passou a usufruir mais de sua melhor valência, o pivô.
Por acaso apelidado como Tanque, explorou essa característica em tabelas com o camisa 10 Falcão e o estreante no elenco principal Tobinha.
Assim saiu a primeira jogada de perigo da partida, aos cinco minutos.
Wallace utilizou o corpo para proteger a bola do defensor mato-grossense e rolou para Falcão chutar nas grades de trás do gol do Estádio JK.
Mesmo sem finalizar os lances, o Capital tinha fluidez ofensiva e assim ocorreu o primeiro gol da partida, naturalmente.
Aos 19’, o meia-ofensivo Falcão apareceu pela direita e cruzou com a canhota para a área.
A bola passou por todos que estavam na casa do goleiro João Guilherme e parecia que sairia na linha de fundo, mas Richardson chegou a tempo de cabecear e dar a assistência para o gol de Erick Varão, com um cabeceio, na segundo trave.
O camisa 8 Varão não marcava desde janeiro de 2024.
A Coruja explorou controlar o restante da etapa e administrou a posse, com 8% de diferença em relação ao adversário, que não conseguiu chegar ao gol de Reynaldo e o árbitro Tarcísio Nascimento apitou o final do primeiro tempo com um Capital confortável e um Luverdense cansado, sem saber o que fazer nas ações ofensivas.

Gol derradeiro
No início da segunda etapa, o Verdão do Norte começou com uma marcação de linha alta, sufocando a defesa tricolor.
Mas toda essa pressão deixou espaços na defesa do Verdense, Felipe Guedes armou o contra-ataque para Falcão, que por sua vez achou um belo passe em profundidade para tobinha, o meia atacante conduziu até a grande área e fez o segundo gol do Corujão, dois a zero e muita comemoração no estádio JK.
Após o segundo gol, o Verdão se jogou ainda mais ao ataque, mas sem nenhuma eficiência.
O jogo ficou muito mais brigado do que jogado, com o clima esquentando muito entre as duas equipes, muitas faltas e carrinhos marcaram a reta final do jogo.
Mesmo assim, o tricolor da capital esteve mais perto do terceiro gol, do que o alviverde.
Aos 43’, Adilio recebeu a bola no lado esquerdo de ataque, corta para dentro e finaliza para fora. Mesmo com o Luverdense retomando o controle da posse de bola com 53%, não se converteu em chances claras.
Próximos jogos
O Capital volta a campo na próxima quinta-feira (22/5) às 21h30 em duelo contra o Botafogo na Arena BrB Mané Garrincha, pela Copa do Brasil.
O tricolor precisaria reverter um placar de 4 a 0 para avançar para a próxima fase.
Já o Luverdense, retorna aos gramados no próximo sábado (24/5) às 18h, em jogo contra o Porto Velho no estádio Passo das Emas, pelo grupo E do Brasileirão série D.
Ficha técnica
Capital 2×0 Luverdense
Campeonato Brasileiro Série D – Fase de grupos – 5ª rodada
Estádio Juscelino Kubitschek, Paranoá – DF, 18/05/2025, 15h30
Capital
Reynaldo; Lenon, Richardson, Pedro Romano e Renan Luis; Felipe Guedes, Erick Varão (Maycon) e Falcão (Deysinho); Rikelmi (Mateus Anderson), Moisés (Adílio) e Wallace Pernambucano (Mateusão).
Técnico: Felipe Surian
Gols: Wallace Pernambucano (19’ – 1ºT) e Tobinha (6’ – 2°T)
Cartões amarelos: Erick Varão, Falcão e Pedro Romano.
Cartão vermelho: Alexander (banco)
Luverdense
João Guilherme; Raul Prata, Anderson Alagoano, Felipe Correa e Danilo Borges; Wender (Wellington), Felipinho (Lucas) e Lucas Góes; Beto (Coruja), Luiz Fernando (Bruninho) e Lucas Vieira (Fabrício).
Técnico: Wagner Lopes.
Gol: Não houve.
Cartões amarelos: Danilo Borges e Felipe Correa.
Arbitragem:
Árbitro: Tarcísio Nascimento Matos (TO).
Assistente 1: David Sousa Santana (DF).
Assistente 2: Josieliton Silva dos Santos (DF).
4º árbitro: Matheus de Moraes Silva (DF).
Público e renda:
Público pagante: 408 pessoas
Renda: R$ 4.360,00