Com o objetivo de aprimorar a prevenção e a resposta rápida a desastres naturais, o município de São José realizou neste domingo (18) um simulado de emergência no bairro Sertão do Maruim. A atividade contou com a participação de cerca de 100 profissionais, entre servidores da Prefeitura, forças de segurança e voluntários, que atuaram em uma simulação de evento climático extremo. A ação integrou o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina, envolvendo mais de 230 municípios do estado.
A mobilização começou às 8h com a convocação do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que permaneceu reunido durante todo o dia na Sala de Situação. O grupo foi composto por secretários municipais e representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e voluntários da comunidade. No cenário hipotético, o bairro teria sido afetado por chuvas fortes, enchentes e deslizamentos, deixando 250 residências comprometidas e cerca de 715 pessoas desalojadas.
Entre as simulações realizadas, estiveram a interdição das pontes Mathias Schell e José Mathias Zimmermann, além de deslizamentos com quedas de árvores sobre residências na Rua Celso José Kuerten e interrupções na Rua Espírito Santo por conta de desmoronamentos. A Escola José Matias Zimmermann foi transformada em base operacional e ponto de encontro para as vítimas, que foram encaminhadas a abrigos temporários. Também foram montados pontos de doações e ajuda humanitária, além de um posto de atendimento ambulatorial na UBS Picadas do Sul.
Ao todo, 26 famílias participaram voluntariamente do simulado, totalizando cerca de 60 pessoas abrigadas, que também receberam orientações sobre o trabalho da Defesa Civil. Um dos destaques da operação foi o uso do sistema estadual de alertas, que envia informações preventivas em tempo real à população. Os agentes envolvidos receberam instruções sobre os protocolos de resposta, comunicação e agilidade em situações emergenciais, com reuniões de atualização sendo realizadas ao longo do dia em conjunto com a Defesa Civil estadual.
The post São José testa reação a desastres naturais appeared first on SCTODODIA.