Filmes dramáticos costumam carregar fórmulas repetidas: triângulos amorosos, doenças terminais, reconciliações de última hora… Mas nem todo drama segue esse roteiro previsível. Para quem já não aguenta mais adivinhar o final nos primeiros vinte minutos, há títulos que escapam dos clichês e oferecem algo novo — seja na narrativa, na construção dos personagens ou na maneira de emocionar.
Nesta seleção, reunimos sete filmes que inovam ao abordar o drama (e, em alguns casos, a comédia romântica) com inteligência, originalidade e impacto real. São histórias que mexem com o espectador sem apelar para fórmulas batidas — às vezes de forma brutal, outras de maneira sutil, mas sempre com autenticidade.
Um lugar bem longe daqui
Baseado no best-seller homônimo de Delia Owens de 2018, este filme mistura drama com ação de maneira sem igual. Com uma protagonista forte e muito bem interpretada, um roteiro instigante e uma história muito mais complexa do que parece, o espectador fica preso na trama e ainda se vê boquiaberto com o final.
A história segue Kya Clark (Daisy Edgar-Jones), uma jovem que foi abandonada pela família e cresceu sozinha nos pântanos da Carolina do Norte. Conhecida como a “Garota do Brejo”, Kya é isolada pela comunidade local. Quando um dos jovens com quem ela se relacionou é encontrado morto, ela se torna a principal suspeita.
Onde assistir: Netflix
Nonnas
Perda, amizade e a importância da família, tudo isso misturado com o poder que a comida tem sobre as pessoas. O filme “Nonnas” é inspirado na realidade de um restaurante que emprega avós italianas como chefs e usa da comédia, do drama e da culinária afetiva para emocionar os espectadores.
Susan Sarandon, Lorraine Bracco, Talia Shire e Brenda Vaccaro interpretam avós italianas que, juntas de Joe Scaravella (Vince Vaughn), abrem um restaurante que vai além da comida e alcança a nostalgia dos fregueses através do paladar.
Onde assistir: Netflix
O náufrago
Clássico dos anos 2000, a obra interpretada magistralmente por Tom Hanks ainda é um drama que mexe com o público. No filme, acompanhamos Chuck Noland, um executivo dos correios que sofre um acidente de avião e vai parar sozinho numa ilha deserta.
Sem celular, sem comida e sem conforto, Chuck e uma bola de vôlei chamada Wilson emocionam e trazem reflexões ao longo de duas horas e vinte minutos sobre o que de fato é importante na vida, o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver e, principalmente, como lidamos com a ideia de perda e apego.
Onde assistir: Netflix e Amazon Prime
Forrest Gump
Emocionante, inspirador e muito mais do que apenas um filme. Neste outro grande clássico da carreira de Tom Hanks, viajamos no tempo e na história dos Estados Unidos pelos olhos de um menino que cresceu enfrentando realidades desafiadoras, mas, por toda a sua resiliência e autenticidade, viveu inúmeros momentos marcantes da história, sempre mantendo sua essência.
A trama acompanha Forrest desde a infância, mostrando suas dificuldades intelectuais e de socialização, e o apoio incondicional de sua mãe para que ele triunfasse. Com muito foco em tudo que faz, ele foi destaque em diversas atividades e ganhou honrarias históricas, mas sem nunca esquecer de seu amor de infância, Jenny.
Onde assistir: Mercado Play, Telecine e Amazon Prime
Um dia
Romance para quem não curte clichês e aprecia histórias marcantes e diferentes do padrão, o longa de 2011 tem um roteiro cheio de surpresas, uma trilha sonora incrível e uma história que prende pelos suspiros, torcidas e desencantos. Real como a própria vida, a obra mostra como cada escolha que fazemos afeta nosso destino e como o tempo é sempre soberano.
Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess), se conheceram na faculdade em 15 de julho de 1988. A partir daí, acompanhamos a vida dos dois ao longo de vários anos, sempre no mesmo dia, 15 de julho, enquanto eles seguem caminhos diferentes, se aproximam, se afastam, vivem amores, fracassos e conquistas.
Onde assistir: YouTube e Apple TV
O quarto ao lado
Este é o primeiro longa em inglês do diretor espanhol Pedro Almodóvar, conhecido por seus toques de humor em melodramas bem escritos. E neste filme não é diferente. Amizade, morte e escolhas são temas exaustivamente trabalhados nesse longa que mal respira de tanto que sufoca.
Na trama, acompanhamos Ingrid (Julianne Moore), uma escritora de sucesso, e Martha (Tilda Swinton), uma jornalista de guerra que enfrenta um câncer terminal. As duas, que foram grandes amigas na juventude, se reencontram e decidem passar juntas os últimos dias de Martha em uma casa isolada.
Onde assistir: Netflix
O tigre branco
Baseado no livro homônimo de 2008 do escritor Aravind Adiga, o filme transporta os espectadores para a Índia, em uma realidade totalmente desigual e injusta em todos os âmbitos da vida cotidiana. Com interpretações ilustres, o elenco conta com Adarsh Gourav, Ava DuVernay e Priyanka Chopra Jonas. Com drama, ação e crítica social, acompanhamos Balram, um cara pobre, em sua jornada para sair da vida de servidão e humilhação através de um plano sem escrúpulos, mas com muita sagacidade e paciência.
Onde assistir: Netflix