A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comemorou nesta quarta-feira (15) seu aniversário de 216 anos de fundação, em sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do DF. A corporação foi criada em 1809 no Rio de Janeiro, então capital do país, e transferida para Brasília com a criação da nova capital federal. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Hermeto (MDB), policial militar da reserva.
“Se não fosse a Polícia Militar, eu nem estaria aqui hoje. Sou de família humilde, nasci em 1965 no interior do Ceará. Entrei na polícia há 37 anos, onde me formei, fiz pós-graduação e construí minha vida. Parabenizo minha corporação por mais um aniversário”, declarou o parlamentar durante o evento.
A solenidade contou com a presença de policiais militares, familiares, amigos e representantes do Governo do Distrito Federal. A comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou o papel essencial da instituição. “A Polícia Militar está presente em todos os lugares, à mostra com sua farda, para servir à sociedade. Só temos qualidade de vida se pudermos sair com segurança, e isso é garantido por essa corporação. Meu compromisso é manter a PMDF moderna, preparada e cada vez mais humana”, afirmou.
O coronel Angelis, que representou a Secretaria de Segurança Pública do DF, elogiou o papel estratégico da PMDF. “O Distrito Federal tem uma população equivalente a um terço da de Portugal, e nosso efetivo é comparável ao de três estados do Nordeste. A Polícia Militar do DF tem uma enorme responsabilidade nacional”, disse.
O subcomandante da PMDF, coronel Fabrício Boechat Camargos, enfatizou a importância da estrutura oferecida aos policiais. “Todos os dias saímos de casa com o objetivo de garantir que os soldados estejam na viatura com o equipamento adequado para cumprir sua missão.”
Já o chefe da Casa Militar do DF, coronel Nelson Pires Filho, destacou o esforço cotidiano da corporação. “Nossa polícia está presente em todos os lugares, a todo momento. São heróis reais que trabalham 24 horas por dia em prol da sociedade.”
O secretário de Relações Parlamentares da Casa Civil do DF, Maurício Antônio do Amaral Carvalho, também reconheceu a dedicação dos profissionais. “Ser policial no DF é um sinal da importância e da qualidade da formação de quem tem como missão manter a estabilidade nas ruas”, afirmou.
Ao final da cerimônia, foram entregues moções de louvor a policiais militares que se destacaram no desempenho de suas funções.