Alemanha e Reino Unido querem desenvolver conjuntamente um sistema de armas com alcance superior a 2.000 km como a primeira concretização de seu recente acordo de defesa para fazer frente à ameaça russa.
Reunidos nesta quinta-feira (15), em Berlim, os ministros da Defesa dos dois países “concordaram em começar a trabalhar juntos no desenvolvimento de uma nova capacidade europeia de ataque de precisão em profundidade, com um alcance de mais de 2.000 quilômetros”, afirmou o ministro britânico, John Healey.
Este alcance é muito superior ao dos mísseis de cruzeiro franco-britânicos Storm Shadow.
O projeto, sem um calendário definido, representa a primeira concretização do acordo chamado “Trinity House”, o primeiro deste tipo entre os dois países, assinado em outubro de 2024.
Inscreve-se “no marco da abordagem europeia sobre os ataques de longo alcance” (ELSA, sigla em inglês para European Long-Range Strike Approach), lembrou o ministro de Defesa alemão, Boris Pistorius.
Lançada por França, Alemanha, Itália e Polônia, a iniciativa ELSA busca desenvolver e produzir armas de ataque de longo alcance em um contexto de tensões crescentes com a Rússia.
© Agence France-Presse