“Bola de fogo” vista no céu do DF era lixo espacial

fotos jornal (3)

A “bola de fogo” vista no céu de Brasília e de alguns estados do Brasil na noite da última quarta-feira (14) se tratava de lixo espacial.

De acordo com a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), as imagens captadas mostram que o objeto foi percebido no céu de Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. No intervalo de cerca de 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s.

A velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum. Com a análise dos dados e comparação com objetos em órbita e previsão de reentrada, a BRAMON identificou que o mais compatível com a trajetória observada seria o foguete  Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108.

Segundo a BRAMON, o “estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico”. Depois de cumprir a missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbitra como lixo espacial. Com o tempo, a trajetória foi decaindo até reentrar na atmosféra.

Além do Distrito Federal, moradores dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia também conseguiram observar o objeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.