TJDFT lança pedra fundamental em novo terreno no Setor de Clubes Sul

Foto: Divulgação/TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deu mais um passo rumo à expansão. Na tarde dessa terça-feira, 13/5, foi lançada a pedra fundamental das futuras instalações da Corte, no Setor de Clubes Sul. O local também ganhou uma muda de flamboyant, semelhante à da atual sede da Corte.

Localizado no SCES, Trecho 03, Lote 01, Polo 08, o novo terreno tem uma área total de 28.900 m². O imóvel foi doado ao Tribunal pela União, por meio da Secretaria do Patrimônio da União, representada pela Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal. O termo de entrega, com força de escritura pública, foi assinado em março deste ano.

Ao abrir a solenidade, o presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, destacou que o lançamento da pedra fundamental representa “uma grande conquista para o futuro da nossa Corte”. O magistrado adiantou que a proposta é que o novo local abrigue um centro de formação, inovação e observação, tecnologia e memória institucional do TJDFT.

Audiodescrição: Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, em discurso no lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Tribunal“O projeto une passado, presente e futuro, valoriza a história e investe na formação e posiciona o TJDFT na vanguarda da Justiça digital e cidadania. Com essa destinação, daremos um passo importante rumo à excelência institucional que tanto buscamos, reafirmando o compromisso com a Justiça cada vez mais eficiente, transparente e acessível”, disse. O magistrado acrescentou que a decisão será tomada de forma compartilhada entre os desembargadores da Casa.

Na ocasião, o presidente do TJDFT agradeceu aos órgãos e as autoridades que contribuíram para o lançamento da pedra fundamental. Entre eles, estão a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O magistrado agradeceu também ao chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, ao superintendente do Patrimônio da União (SPU), Roberto Policarpo Fagundes, e ao presidente da Novacap, Fernando Leite.

Concretização de um sonho

Audiodescrição: Primeiro Vice- Presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, em discurso no lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do TribunalEm seu discurso, o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, enfatizou que o lançamento da pedra fundamental é a “concretização de um sonho coletivo”. Para o desembargador, as novas instalações do Tribunal “contribuirão significativamente para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário à população do Distrito Federal”.

“Cada pedra assentada neste solo será sustentada pelos pilares da Justiça, da ética, da responsabilidade social e do compromisso inabalável com a garantia dos direitos fundamentais. (…) Um futuro que une tradição e modernidade, que honra o legado dos que nos antecederam e abre caminho para as novas gerações de magistrados, servidores e jurisdicionados”, enfatizou.

Em seguida, o corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, lembrou que o lançamento da pedra fundamental é uma demonstração de que o Tribunal busca expandir sua atuação. Para o magistrado, o espaço “será um lugar abençoado de onde sairão decisões e eventos que marcarão a história da nossa Corte”.

Audiodescrição: Magistrados, servidores e autoridades no lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do TribunalO superintendente do Patrimônio da União no DF, Roberto Policarpo Fagundes, pontuou que o objetivo da SPU, ao fazer a destinação do terreno é melhorar a prestação jurisdicional. “A ordem é atender melhor, sempre com muito diálogo e presteza, para que a gente possa fazer melhores políticas públicas e não tenho dúvidas de que aqui vai propiciar melhores políticas públicas para o Distrito Federal”, completou.

Em seguida, o diretor de Projetos da NOVACAP, Alberto Spies, destacou a parceria entre os dois órgãos. “Nós nos colocamos à disposição no que for preciso. E com certeza o Tribunal terá aqui um jardim maravilhoso futuramente”, disse. Na ocasião, ele e a Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da NOVACAP, Mikaely Lima, representaram o presidente da Novacap, Fernando Leite.

O 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador Angelo Passareli, a diretora da Escola de Formação Judiciária do TJDFT, desembargadora Gislene Pinheiro, os juízes auxiliares da Presidência, Francisco Oliveira e Eduardo Rosas, a juíza auxiliar da segunda vice-presidência do TJDFT, Marília Guedes, também participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental. O secretário-geral do TJDFT, Celso de Oliveira, e o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas, também estiveram presentes no evento, além das demais autoridades e servidores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.