Quem pensa que o agronegócio é só terra, trator e sol a sol precisa visitar a exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação, em cartaz até 30 de junho no Shopping Conjunto Nacional. A mostra, que já atraiu 40 mil pessoas em São Paulo, chegou à capital com um mix de nostalgia high-tech: de cadeiras de balanço e moda de viola a jogos com drones virtuais e um mapa interativo que revela, com um toque, como grãos são cultivados pelo Brasil.

E o objetivo vai além de surpreender. “Um dos desafios do agronegócio é aproximar a realidade do campo moderno das grandes cidades”, afirma Andrea Moreira, CEO da YABÁ Consultoria, realizadora do projeto. “Por meio de vivências culturais e projetos temáticos, essa conexão pode ser fortalecida, permitindo que os jovens das capitais conheçam mais sobre o setor e sua importância para o país e contribuam, assim, para o debate dos desafios ambientais hoje e no futuro”.
Logo na entrada, o contraste chama atenção: de um lado, ferramentas antigas lembram o tempo em que colheitas dependiam só de braços e enxadas. Do outro, telas sensíveis ao toque mostram como genes editados em laboratório estão criando sementes mais resistentes — um dos desafios para alimentar 9,7 bilhões de pessoas em 2050, segundo a ONU.
A exposição mostra a realidade agrícola nos dias de hoje, as histórias da agricultura familiar e os avanços no mundo rural como o uso da biotecnologia no campo, os tipos de grãos e a evolução dos maquinários. Moda de viola, cadeira de balanço, trator virtual e um mapa interativo que mostra os cultivos pelo Brasil afora, ao toque de um clique, vão despertando a curiosidade e interesse dos visitantes.
“Essa fórmula de unir cultura com educação tem dado certo. Mesmo em temas de alta complexidade, como esse, percebemos a aderência e o interesse imediatos do público. Fica fácil aprender e entender como funciona o mundo Agro no Brasil quando você atua com recursos interativos. A Tesouros da Terra ficou sofisticada porque une cultura com educação de forma lúdica. Ela surpreende todos os públicos.
Outros setores podem utilizar dessas ferramentas para ampliar o conhecimento de suas marcas em suas regiões de atuação, pois é um formato fadado ao sucesso, comenta Moreira, que também atua no segmento de sustentabilidade e ESG há mais de 25 anos.
O Tesouros da Terra é uma iniciativa cultural idealizada e produzida pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG e conta com o patrocínio, nessa primeira edição, da GDM Genética, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição e o papel dos jovens
Como a questão da fome no mundo é emergente, a exposição também pode ser considerada uma oportunidade para despertar o interesse dos jovens para as carreiras das ciências e agronegócio. Ao mostrar os avanços da biotecnologia e como é realizado o trabalho dos cientistas e dos profissionais que se dedicam ao campo, a mostra também apresenta as carreiras disponíveis. Nessa parte da Tesouros da Terra, os jovens podem preencher um questionário vocacional e descobrir em qual profissão ele mais se identifica.
A mostra também tem exerce um papel significativo no ativismo: vídeos explicam como o agro brasileiro precisará produzir 60% mais comida nas próximas décadas, sem desmatar.
Serviço
Quando: Até 30/06, diariamente das 12h às 20h
Onde: Shopping Conjunto Nacional (Asa Norte)
Entrada gratuita
Mais informações: site
https://www.projetotesourosdaterra.com.br/