Iniciativa faz parte do Programa Aprender Mais e amplia jornada escolar da Rede Municipal de Ensino.
O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14h no auditório central da Uece, no bairro Itaperi.
O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras instituições de ensino, selecionados por meio de chamada pública.
O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas de aula, laboratórios de ciências, laboratórios de informática e o parque esportivo da Uece. O programa é pioneiro, pois promove a integração de estudantes do Ensino Fundamental com uma universidade pública.
“Nossos alunos terão contato com ambientes acadêmicos, o que despertará o interesse por diferentes áreas do conhecimento. Outro benefício do programa é propiciar o convívio com estudantes e professores universitários. Por meio dessa vivência, eles vão aprender a interagir em contextos variados, enriquecendo sua visão de mundo”, avalia o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Programa Aprender Mais
A nova modalidade se soma ao Programa Aprender Mais, que integra a política de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foca na ampliação da jornada escolar e no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento da aprendizagem.
O programa inclui quatro modalidades: Aprender Mais Escola, Integração (Cuca, Instituições, Idiomas e, agora, Uece), Escola Areninha e Pró-Técnico. Todas as modalidades contemplam uma carga horária semanal de 15 horas no contraturno. No total, são atendidos mais de 120 mil alunos.
Atividades no contraturno escolar
O Aprender Mais possibilita que os estudantes participem do programa no contraturno escolar, ampliando a carga horária escolar diária de quatro horas para sete horas. Eles realizam atividades diversas dentro da unidade de ensino ou em instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
As atividades são diversificadas, atrativas, dinâmicas e relacionadas com os conteúdos estudados pelos alunos no turno regular, com o uso de metodologias ativas. O objetivo é promover uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e ao Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).
Unidades que participarão do programa
EM Thomaz Pompeu Sobrinho (Itaperi)
EM Waldemar Barroso (Serrinha)
EM Manuel Lima Soares (Parque Dois Irmãos)
EM Professora Maria Stella Cochrane Santiago (Boa Vista)
EM Cláudio Martins (Montese)
EM Projeto Nascente (Itaperi)
Serviço
Lançamento do programa Integração Uece
Data: 13/5 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório central da Uece (Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Itaperi)
Autor: Da redação com ascom/foto: ascom