Como parte da campanha Maio Amarelo 2025, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu seis ações educativas neste fim de semana, alcançando cerca de 1,1 mil pessoas. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, as atividades ocorreram no sábado (10) em Sobradinho, Cruzeiro, Santa Maria, Samambaia e Águas Claras, com o objetivo de reforçar a importância de comportamentos seguros no trânsito.
Em Sobradinho, os educadores do Detran-DF participaram de um evento promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), na Escola Classe Córrego do Arrozal. Das 9h às 12h20, os participantes assistiram a palestras sobre circulação em vias públicas, comportamento dentro dos veículos e segurança na condução de bicicletas.
Na Expansão de Samambaia Norte, o Detran-DF integrou o evento GDF Mais Perto do Cidadão, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), das 9h às 12h. Além das minipalestras, o público recebeu materiais educativos com orientações sobre segurança viária.
O Parque Ecológico de Águas Claras foi palco do evento Cuide-se Mais, onde pedestres e condutores participaram de atividades educativas promovidas pelos educadores do Detran-DF. As ações incluíram minipalestras, intervenções artísticas e distribuição de material informativo sobre circulação segura.
No Cruzeiro, duas ações foram realizadas. Durante a manhã, das 8h30 às 11h20, o programa Pneu Seguro ofereceu orientações sobre a importância da manutenção dos pneus e realizou aferições nas condições dos equipamentos dos veículos. Em paralelo, das 8h às 17h, a Caravana dos Pets abordou os cuidados necessários ao transportar animais de estimação em veículos. A atividade incluiu distribuição de panfletos e apresentações educativas com bonecos.
A série de ações integra o calendário do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A campanha segue ao longo do mês com novas atividades em diferentes regiões do DF.
Com informações do Detran-DF