Idade, hobby, razão do nome, o que defende? Veja raio-x do papa Leão 14

papa

VITORIA PEREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na quinta-feira (8) o novo papa após o quarto escrutínio do conclave e escolheu o nome Leão 14. O anúncio da eleição mobilizou a internet, com internautas em busca de informações e curiosidades sobre o pontífice recém-eleito.

Dados do Google Trends mostram que cresceram, no Brasil, as buscas por informações como a idade do papa e os motivos que o levaram a escolher o nome Leão.

Confira abaixo respostas a dúvidas frequentes sobre o papa Leão 14.

VEJA RAIO-X DE ROBERT PREVOST, O PAPA LEÃO 14

QUEM É O PAPA LEÃO 14?
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost (no inglês americano, o sobrenome de origem francesa se pronuncia “Prêvoust”) ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez os votos perpétuos em 1981.


Formado em Matemática pela Universidade Villanova, tem mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union, em Chicago, e doutorado em direito canônico pelo Colégio Pontifício de São Tomás de Aquino, em Roma.


Ele viveu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Filho de mãe espanhola e pai americano, o papa tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

QUAL A IDADE DO PAPA LEÃO 14?
Ele tem 69 anos, mais novo do que Francisco quando assumiu o papado -o argentino tinha 76 anos no conclave de 2013.

POR QUE ELE ESCOLHEU O NOME LEÃO?
O nome escolhido é uma referência ao papa Leão 13, conhecido por um pontificado de reformas. Ao escolher este nome, o pontífice repete o gesto feito pela última vez em 1878, por Leão 13, e o torna o quarto nome mais utilizado entre papas.

O QUE O PAPA LEÃO 14 DEFENDE?
Como bispo de Chiclayo, no Peru, o novo papa se opôs à inclusão de conteúdo sobre gênero nas escolas, classificando a chamada “ideologia de gênero” como confusa e promotora de “gêneros que não existem”.

Leão 14 também não se posicionou claramente sobre o documento Fiducia Supplicans, que autoriza bênçãos a casais homossexuais, mas defende que as conferências episcopais tenham autonomia para aplicá-lo conforme seus contextos.


O pontífice já disse que uma eventual permissão para ordenar sacerdotisas não resolveria o problema da Igreja. Poderia inclusive “criar um novo”, afirmou em 2023, ainda como cardeal.
Por outro lado, apoia a sinodalidade promovida por Francisco, que busca tornar a Igreja mais participativa e inclusiva, além de ter histórico de defesa ambiental e apoio a políticas de sustentabilidade iniciadas por seu antecessor.

O PAPA LEÃO 14 É CONSERVADOR OU PROGRESSISTA?
No campo social, Leão 14 tem uma linha de defesa e acolhimento de migrantes e de grupos vulneráveis, o que o torna mais próximo de Francisco, criticado por alas conservadoras da Igreja. No entanto, Robert Prevost já demonstrou não ter inclinação para alterar a doutrina católica.

QUAIS SÃO OS HOBBIES DO PAPA LEÃO 14?
Ele afirma ter boas habilidades com as raquetes. “Eu me considero um jogador amador de tênis -e dos bons”, disse o religioso ao ser questionado sobre o que gosta de fazer em seu tempo livre, em entrevista publicada em 2023 pelo site da Ordem de Santo Agostinho, da qual faz parte desde 1977.

É também conhecido por seu trabalho missionário no Peru, nos anos 1980, onde desenvolveu algumas de suas habilidades esportivas e cultivou outros passatempos, como caminhadas.


“Gosto de ler, fazer longas caminhadas e viajar, conhecer e apreciar lugares novos e diversos. Gosto de relaxar com amigos e conhecer um amplo leque de pessoas. Pessoas diferentes podem enriquecer muito nossas vidas”, afirmou.


Em entrevista à Associated Press, seu irmão, John Prevost, contou que eles jogam juntos o Wordle , jogo de adivinhar palavras de cinco letras.

O QUE É UM PAPA AGOSTINIANO?
Significa que o pontífice faz parte da Ordem de Santo Agostinho, uma das mais importantes e tradicionais da Igreja Católica. Fundada no século 13, a ordem é baseada em princípios de caridade e proximidade com os pobres.


A identidade agostiniana de Prevost ficou evidente em sua primeira aparição pública como papa, quando mencionou Santo Agostinho no discurso que fez na sacada da Basílica de São Pedro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.