Pelo terceiro ano seguido, o sargento Matheus Premoli, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e seu cão de busca Bono conquistaram o maior número de certificações ativas no Brasil. Após se destacarem nacionalmente em 2023 e 2024 com seis certificações válidas — ao lado de outros binômios de Pernambuco —, em 2025 a dupla alcançou um feito inédito: são os únicos no país com oito certificações operacionais simultâneas.
Esse desempenho reforça a posição de destaque de Santa Catarina na atuação com cães de busca em ambientes rurais e urbanos (modalidade RM). Segundo dados da CONABRESC – LIGABOM, o estado possui nove cães certificados, demonstrando a preparação para enfrentar situações de emergência, como desastres naturais e buscas em áreas de difícil acesso ou estruturas colapsadas.
No CBMSC, a palavra “binômio” se refere à parceria entre um bombeiro treinado em cinotecnia e seu cão de busca e resgate. Essa relação é essencial nas operações de salvamento, utilizando a precisão olfativa dos cães para encontrar pessoas desaparecidas. Além das ações em campo, Premoli e Bono também realizam atividades sociais, como visitas a escolas e hospitais, mostrando a importância do trabalho dos cães de busca também no convívio com a comunidade.
The post Bombeiro e cão de SC batem recorde nacional appeared first on SCTODODIA.