Flávio Bolsonaro critica Lula por sentar ao lado de autocratas

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse neste domingo (11.mai.2025) ser “inacreditável” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sentado ao lado de autocratas em Moscou. O petista ficou ao lado de 19 líderes de regimes autoritários —países sem liberdade democrática e com repressão à mídia e à oposição.

“E nos proibiram de falar! Inacreditável!”, declarou o senador em seu perfil no X (ex-Twitter). Ele compartilhou uma foto do presidente durante as comemorações de 6ª feira (9.mai).

Na publicação de Flávio também há uma imagem do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sentado próximo a Ismail Haniyeh, líder do Hamas, durante a posse do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em 2024. A Guarda Revolucionária iraniana confirmou a morte de Haniyeh horas depois da cerimônia.

Foto: Reprodução/X

Lula foi ao país acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Depois do desfile, ambos participaram da cerimônia de entrega de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido junto com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que preside o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), conhecido como “Banco dos Brics”, desde 2023. O evento em Moscou foi promovido pelo governo da Rússia, chefiado por Vladimir Putin.

Flávio é primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem um histórico de elogios a antigos autocratas da América Latina, dos presidentes-generais da ditadura militar brasileira (1964-1985) a figuras como Augusto Pinochet, do Chile, e Alfredo Stroessner, do Paraguai.

Quando ocupou o Palácio do Planalto, Bolsonaro manteve uma relação próxima com Putin e com outros nomes considerados autocratas, como o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, a quem já chamou de “irmão”. O pai de Flávio também já descreveu o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, acusado de envolvimento na morte de um jornalista crítico ao seu regime, como um “quase irmão”.

Poder 360

The post Flávio Bolsonaro critica Lula por sentar ao lado de autocratas appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.