Para o bem de todos e a felicidade geral da Nação, o Corinthians não cai mais

yuri

O Corinthians ganhou ontem do Vitória em Salvador, agora está em 10º lugar, com 41 pontos e – para o bem de todos – o Timão não cai mais para a Série B. Claro que há controvérsias em relação ao título que escolhi para a coluna deste domingo, mas quando me refiro à “felicidade geral da Nação”, estou falando do mercado publicitário, das transmissões pela TV e, sobretudo, à Fiel Torcida, que é a segunda maior do País, atrás apenas do Flamengo.

Vamos então aos cálculos. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a pontuação que um clube necessitaria chegar para ter literalmente 0% de chances de queda é de 49 pontos. Mas os mesmos matemáticos da UFMG sinalizam que aqueles times que chegarem a 44 ou 45 pontos terão entre 1% e 4,8% de chances de cair. Ou seja, possibilidade remotíssima.

Pode-se dizer ainda (sempre com base nos cálculos da UFMG) que 42 pontos seriam plausíveis para um clube ter poucas chances de queda, com 36,8%. Abaixo dessa pontuação, o risco já começa a ser maior que 60%.

No caso do Corinthians, que está com 41 pontos, ele precisa somar mais quatro pontos nos cinco jogos que lhe restam até a 38ª rodada, sendo três em casa. São eles:

  • Corinthians x Cruzeiro, dia 20/11, Neo Química Arena;
  • Corinthians x Vasco, dia 24/11, Neo Química Arena;
  • Criciúma x Corinthians, dia30/11, Heriberto Hulse;
  • Corinthians x Bahia, dia 4/12, Neo Química Arena;
  • Grêmio x Corinthians, dia 2/12, Arena do Grêmio.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai:  Twitter;  Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected] .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.