

A geada se forma a partir do congelamento do orvalho, onde há vapor d’água na camada de ar mais próxima da superfície – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/ND
A segunda massa de ar frio do mês de maio vestiu a Serra catarinense de uma paisagem congelante neste domingo (11). O Dia das Mães amanheceu com temperaturas negativas e campos cobertos pela geada.
Em São Joaquim, o bairro Jardim Bandeira registrou temperatura mínima de -1,8°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No monitoramento da Epagri/Ciram, o Vale do Caminhos da Neve chegou a -1°C por volta das 8h da manhã.
Uma fina camada de gelo pintou a vegetação de branco na região serrana. Os termômetros marcaram -0,94°C em Urupema, -0,35°C em Bom Jardim da Serra e 0,18°C em Urubici.
A geada é um fenômeno meteorológico caracterizado pelo congelamento do orvalho e ocorre onde há vapor d’água na camada de ar mais próxima da superfície.
Segundo a Epagri/Ciram, o outono tem sido de “frio agradável” em Santa Catarina. Sem frio muito intenso, as temperaturas favorecem passeios ao ar livre. O recorde da menor temperatura nos últimos cinco anos é de -5,7°C em maio de 2021, em Urupema e Bom Jardim da Serra.
Vídeo mostra geada na Serra de SC no Dia das Mães
Geada transforma o Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do centro de São Joaquim, em cartão-postal – Vídeo: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/ND