O projeto Caravanas RCC foi lançado na última quarta-feira (7), na Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Recanto das Emas, pela equipe da Revista Com Censo. Fruto da parceria entre a Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e a Revista Com Censo (RCC), a parceria pretende promover o uso pedagógico da Revista Com Censo e da Com Censo Jovem, além de difundir os trabalhos e conteúdos nelas publicados.
O projeto Caravanas RCC é voltado para um público amplo, incluindo professores da educação básica, coordenadores intermediários das UNIEBs, autores e pesquisadores. A ação busca fortalecer o letramento científico entre os educadores, oferecendo encontros formativos e uma exposição itinerante das capas da Revista Com Censo.
“O Caravanas RCC surge da ideia de aproximar os educadores do conhecimento oferecido pela Revista Com Censo, mostrando como ela pode ser uma ferramenta pedagógica valiosa”, afirmou Raquel Moreira, coordenadora do projeto. “Queremos que os professores se sintam estimulados a utilizar os artigos em sala de aula, a escrever e a compartilhar as próprias experiências.”
A primeira edição do Caravanas no Recanto das Emas representa um importante marco experimental para o projeto. “Eu sempre considero a primeira experiência como um laboratório. É oferecer algo que a gente acredita ser muito importante, que é fazer a revista ficar cada vez mais próxima e ser usada mais e mais pelos professores. Ao mesmo tempo, é um laboratório porque vamos observar o que podemos melhorar para as próximas edições em outras CREs”, indicou Raquel.
Capas das edições da Revista Com Censo foram apresentadas na exposição itinerante | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
A iniciativa inclui encontros formativos nas CREs, com duração de três horas, nos quais serão realizadas leitura e discussão orientada de artigos, oficinas de escrita científica e apresentação das ferramentas de busca dos periódicos. Além disso, a exposição itinerante apresentará as capas das 39 edições da Revista Com Censo e as quatro edições da Com Censo Jovem, juntamente com os índices de cada edição e QR Codes para acesso aos textos completos.
Impacto na comunidade educativa
Para Emilie Rodrigues Pedrecal, professora de matemática do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga, o projeto é fundamental. “Acho essencial esse evento, até para trazer conhecimento aos docentes sobre a Revista Com Censo. É um material interessante, muito importante, muito rico para pesquisa, para atividades em sala de aula, e alguns de nós não têm conhecimento desse meio. Então, para a divulgação do trabalho, da revista, de tudo o que já foi publicado lá, é importantíssimo.”
A equipe da RCC e da Eape responsáveis pelo projeto Caravanas RCC | Foto: Divulgação/SEEDF
Kelly Cristina da Silva Francisco, coordenadora intermediária da CRE Recanto, destaca o potencial transformador da iniciativa: “O projeto veio como um presente. Até o momento em que começamos a conversar sobre a publicação, eu não conhecia a revista de fato. Acredito que o projeto Caravanas vai trazê-la para dentro da escola mesmo. As escolas recebem a edição, mas em muitas delas o periódico é só mais um item bibliográfico. Com o projeto Caravanas, acredito que isso vai mudar.”
Expansão futura
Linair Moura Barros Martins, chefe da Eape, revela o entusiasmo com a primeira edição e os planos para o futuro. “Nós ficamos muito animados com essa primeira caravana aqui no Recanto das Emas, que é uma regional bastante acessível, com muita participação. Acreditamos que essa é uma ação não apenas para divulgar a revista, mas para torná-la um recurso pedagógico e para trazer o engajamento do professor, não só como leitor, mas também como escritor. Não só o professor, como também os alunos que escrevem na nossa revista jovem.”
A professora Emilie relembrou sua experiência como orientadora de um projeto divulgado pela revista. “Ser orientadora do projeto foi um convite das meninas. Começamos com o circuito de ciências, que traz muita satisfação pessoal para elas, porque veio de uma necessidade delas, que era realmente entender qual é a identidade do cidadão do Recanto das Emas e como a cultura e a arte eram produzidas aqui. Participar disso como professora foi uma graça, foi um prêmio, foi um brinde muito grande.”
*Com informações da Agência Brasília