Diante da campanha Maio Amarelo, que marca este mês para ações de conscientização sobre condutas no trânsito e do dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a vereadora Bete Eccel levantou, na sessão ordinária desta terça-feira, 6 de maio, casos que fazem refletir sobre a segurança pública da cidade.
Bete compartilhou notícia sobre a investigação do caso de estupro de uma jovem menor de idade em praça no bairro Jardim Maluche, na última sexta-feira, 2. No mesmo dia, uma adolescente, passageira de uma bicicleta elétrica, morreu após se envolver num acidente de trânsito no centro de Brusque. As duas situações, disse a vereadora, demonstram o problema de segurança pública no município.
“Nossa cidade vem enfrentando um grande problema de segurança pública. A cada dia vemos o crescente aumento nos números de criminalidade e acidentes de trânsito. Em apenas quatro dias de maio tivemos uma morte de trânsito, um estupro, um feminicídio e um homicídio. Brusque já foi considerada a cidade mais pacífica do Brasil e a terceira mais segura do Sul. Hoje, o que estamos vivendo gera cada dia mais insegurança”, alertou Eccel.
A vereadora sugeriu na tribuna medidas de enfrentamento para o problema. “Precisamos de investimentos em educação e oportunidades, fortalecimento das forças de segurança, reforços no sistema de Justiça e prisional, políticas públicas de prevenção e conscientização, integração entre o governo federal, estadual, municipal e a sociedade”, listou.
“A premissa básica do trânsito, que aprendemos na primeira aula de autoescola, é que o maior protege o menor. Se nossas calçadas e estradas estão nessas condições precárias, se não temos um transporte público adequado, se já não temos uma Guarda de Trânsito fortalecida e com efetivo suficiente, qual a proteção que está sendo oferecida para a segurança no trânsito?”, indagou a vereadora.
Por fim, Bete declarou que “não quer se colocar como do contra” como circula em comentários nas redes sociais. Ela reiterou que está a serviço da comunidade e se coloca à disposição do prefeito e dos colegas vereadores para contribuir com os avanços da segurança pública e da mobilidade de Brusque. “Inclusive, intermediando conversas com entes do governo federal caso seja necessário”, disse a vereadora.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque
Assista ao pronunciamento da vereadora na tribuna: https://youtu.be/_rRDftMJBtg
O post Vereadora alerta sobre segurança pública: “Brusque já foi considerada a cidade mais pacífica do Brasil” apareceu primeiro em Olhar do Vale.