A primeira fumaça preta do conclave, evento sigiloso que reúne 133 cardeais para eleger o novo papa, foi anunciada por volta das 16 horas desta quarta-feira (7), horário de Brasília (DF). Para que o novo líder da Igreja Católica seja escolhido, é necessário que o candidato alcance dois terços dos votos, ou seja, pelo menos 89 dos 133 votos possíveis.
Tradicionalmente, a primeira votação serve mais como uma formalidade. É comum que os cardeais votem em colegas como forma de homenagem e para se familiarizarem com o procedimento. Por isso, é raro que um papa seja eleito no primeiro dia.
O conclave que elegerá o novo papa teve início por volta das 13h15 (horário de Brasília), equivalente a 18h15 em Roma. O processo começou com uma procissão solene até a Capela Sistina, onde os 133 cardeais entoaram hinos religiosos e prestaram juramento antes do início da votação.
Pela manhã, os cardeais participaram de uma missa solene na Basílica de São Pedro, acompanhada por mais de 5 mil fiéis. Durante a homilia, o cardeal Giovanni Battista Re pediu a intercessão do Espírito Santo, destacando a importância da escolha que está por vir.
Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto, incluindo sete brasileiros. A partir de quinta-feira (8), o conclave poderá realizar até quatro votações por dia, sendo as primeiras na parte da manhã.
O Grupo Catarinense de Rádios (GCR) está acompanhando o evento religioso com uma cobertura jornalística exclusiva, sob a responsabilidade do jornalista Denis Luciano.
The post Sai resultado da primeira votação do conclave appeared first on SCTODODIA.