Vistoria encontra 2 mil vacinas vencidas e medicamentos mal armazenados em um depósito em MT

captura de tela 2025 05 07 105319

Uma vistoria realizada por vereadores no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, identificou cerca de 2 mil vacinas vencidas, além de medicamentos e equipamentos hospitalares armazenados de forma inadequada. A inspeção ocorreu na segunda-feira (5), após denúncia sobre a falta de vacinas antirrábicas na policlínica do bairro Cristo Rei.

Os vereadores Gisa Barros, Kleberton Feitoza e Sargento Galibert (PSB) participaram da fiscalização, registraram boletim de ocorrência e cobraram explicações da Prefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas fora do prazo de validade são de uso veterinário, e as destinadas a humanos estariam conservadas corretamente. No entanto, os parlamentares afirmam que também foram encontrados imunizantes contra meningite, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite e varicela, com validade até 2028, mas que foram comprometidos devido ao armazenamento em temperaturas inadequadas.

Durante a vistoria, foram localizadas ainda vacinas antirrábicas misturadas com doses contra a Covid-19, 32 caixas de água para injetáveis vencidas, além de medicamentos como albumina sérica bovina (BSA).

Os vereadores também relataram desorganização no local, problemas nas geladeiras e equipamentos hospitalares — como incubadoras e cadeiras de rodas — guardados de maneira imprópria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.