JASTI 2025: Itajaí brilha no atletismo e encerra jogos da terceira idade com sucesso

Uma linda cerimônia marcou o encerramento da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI). O município de Itajaí foi representado por 59 atletas que disputaram medalhas em sete categorias. A edição deste ano foi realizada em São Bento do Sul e reuniu quase quatro mil participantes.

Itajaí se destacou no atletismo, conquistando o segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 66 pontos. Joinville ficou com a primeira colocação, somando 70 pontos, enquanto Jaraguá do Sul fechou o pódio com 63 pontos.

Eliane Maria de Almeida, medalhista de ouro nas provas de 1.500 e 3.000 metros rasos (faixa etária de 60 a 69 anos), comentou sobre a emoção de representar o município nos jogos.

“Só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar, e ao município de Itajaí por me proporcionar a chance de não estar sentada no sofá, mas sim aqui, participando desta competição. Ganhar o ouro é muito bom, porém o mais importante é estarmos aqui, nos exercitando e fazendo amizades com todos. Isso tudo é maravilhoso, muito bom estar aqui. ”

As etapas estaduais acontecem anualmente e promovem a integração dos idosos em 11 modalidades. O evento é organizado pela FESPORTE (Fundação Catarinense de Esportes), em parceria com o município-sede dos jogos.

O diretor de Paradesporto e dos Jogos Adaptativos de Itajaí, Norton Cordini, ressaltou o desempenho do município nos jogos:

“Nossa participação neste ano foi excelente. Tentamos oferecer o melhor para nossos idosos. Optamos por não deixar em alojamentos, já que sabíamos que a cidade de São Bento tem um clima mais frio. Por isso, todos ficaram hospedados em hotel, para garantir o maior conforto possível. Nosso objetivo não é apenas competir por medalhas, mas garantir que todos possam aproveitar os jogos como um momento de lazer e confraternização. ”

Em meio ao clima de festa, uma tragédia abalou participantes e organizadores. A delegação do município de Balneário Rincão, a caminho da sede dos jogos, sofreu um grave acidente, que resultou no falecimento de duas idosas e ferimentos em outros doze integrantes da equipe de dança, que participaria do baile de confraternização na noite de sexta-feira (02). Em respeito ao ocorrido, o baile foi cancelado. Os atletas de Itajaí retornaram ao local onde estavam hospedados, onde realizaram uma oração em solidariedade às vítimas. O município também emitiu uma nota de condolências aos afetados pela fatalidade.

Confira a lista de medalhistas de Itajaí na 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade.

Luciana Senes

Prata – 400m (60 a 69 anos)
Prata – 100m (60 a 69 anos)

Ana Maria Ribeiro

Bronze – Arremesso de peso 3kg (70+)

Eliane Maria de Almeida

Ouro – 3.000m (60 a 69 anos)
Ouro – 1.500m (60 a 69 anos)

Josina Leite (Dona Dita)

Bronze – 3.000m (70+)
Bronze – 1.500m (70+)

Classificação Geral – Atletismo Feminino

1º Joinville – 70 pontos
2º Itajaí – 66 pontos
3º Jaraguá do Sul – 63 pontos

João Guilherme Petter

Prata – 400m (60 a 69 anos)

José Wilson Ribeiro

Bronze – Arremesso de peso (60 a 69 anos)

Francisco Carlos Régis

Bronze – Arremesso de peso (70+)

Classificação Geral – Atletismo Masculino

1º Jaraguá do Sul – 97 pontos
2º Chapecó – 71 pontos
3º Itajaí – 52 pontos

Beach Tennis Masculino

1º Joinville
2º Florianópolis
3º Itajaí

Dança Popular

1º Florianópolis – 9,65
2º Joinville – 9,56
3º São José – 9,40
8º Itajaí – 8,84

O post JASTI 2025: Itajaí brilha no atletismo e encerra jogos da terceira idade com sucesso apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.