SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Depois de um feriado com temperaturas amenas, a semana em São Paulo começa com termômetros subindo gradativamente. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as máximas nesta segunda-feira (5) podem chegar a 27°C.
Mas ainda é preciso levar agasalho, pois o aumento deve ser lento após a mínima possível de 13ºC para a capital nesta segunda. Já a chuva não deve aparecer no começo da semana, diz o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, que prevê tempo aberto.
O centro também aponta uma tendência de aumento gradativo do calor. No fim do dia, a brisa marítima que chega à capital aumenta a nebulosidade, mas não deve causar chuva. O cenário previsto é o mesmo para terça-feira (6), que pode ser um pouco mais quente, com máxima média prevista de 26°C.
Cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte podem registrar máximas de 30°C e 26°C. A capital mineira deve ficar com tempo fechado nesta segunda. Já Salvador registra chuva isolada e tempo fechado, com mínima de 24°C e máxima de 28°C.
Porto Alegre alterna entre tempo aberto pela manhã e céu com nuvens à tarde e à noite, com mínima de 16°C e máxima de 29°C. O Sul do país, segundo o Inmet, pode ter chuvas acima da média em maio.
De acordo com o instituto, a precipitação durante este mês pode marcar níveis acima da média em regiões do centro-sul do Maranhão e do oeste do Piauí. No Norte, a previsão geral é de volume superior à média, com exceção de áreas pontuais no Amazonas, na porção norte do Pará e no sul de Roraima.
Já no Centro-Oeste e no Sudeste, os registros podem ficar próximos ou abaixo da média. O calor, no entanto, fica acima da média em grande parte do país, afirma o Inmet.