A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou, no dia 9 de abril, um caso de raiva em bovino no município de Barra Velha, localizado no litoral norte de Santa Catarina. Além disso, uma nova notificação de síndrome nervosa em outro animal foi registrada na última semana, em Balneário da Barra do Sul, no Sul de SC .
Ao ser notificada sobre os casos, a Cidasc enviou uma equipe composta pela médica-veterinária Simone Brito Senger e o técnico agrícola Adilson Antônio Sclhavanitz Júnior, que, juntamente com o médico-veterinário da prefeitura, André Zimmermann Lisbôa, realizaram a coleta de material nos locais dos incidentes. O material foi encaminhado para análise laboratorial. Além disso, os casos foram imediatamente comunicados ao Serviço Municipal de Saúde, que passou a monitorar as pessoas que tiveram contato com os animais afetados pela doença.
A Cidasc orientou os produtores das propriedades afetadas a vacinar imediatamente todos os bovinos contra a raiva. Além disso, os donos de propriedades ao redor do foco da doença também receberam orientações sobre as medidas preventivas para evitar a disseminação da doença em seus rebanhos. A raiva, uma doença grave e transmissível que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.
Orientações à população
A Cidasc reforça as orientações para que todos os produtores da região vacinem seus animais, incluindo bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos. É fundamental que os produtores estejam atentos a sinais como alterações na capacidade motora, como andar cambaleante ou dificuldade respiratória, que podem ser sintomas da raiva.
Além disso, devem observar se há marcas de mordeduras nos animais, indicando possível ataque de morcegos hematófagos, que são conhecidos por serem vetores da doença.
A Cidasc alerta ainda que deve ser notificada imediatamente caso qualquer animal apresente sintomas da doença ou sinais de ataque por morcegos. Com isso, medidas de controle e prevenção podem ser tomadas rapidamente para evitar a disseminação.
A raiva é uma doença viral transmissível que atinge o sistema nervoso central, levando à morte rápida após a evolução dos sintomas. A transmissão ocorre pela saliva do animal infectado, por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras.
Os sintomas da raiva variam conforme a espécie afetada. Em animais carnívoros, como cães e gatos, a raiva pode causar agressividade, enquanto em animais herbívoros, como bois e cavalos, as manifestações mais comuns são paralisia e perda de coordenação motora.
The post Raiva em bovino é confirmada em SC appeared first on SCTODODIA.