
O grupo de corrida Runners Team realiza no dia 1º de maio, a partir das 16h30, no Centro Cívico, em protesto contra a impunidade e em defesa da segurança no trânsito, após a morte do atleta José Francisco Gomes, conhecido como Ferrinho, no último domingo (27). A mobilização convida corredores de todos os grupos da cidade, além da sociedade em geral, a se unirem em defesa de leis mais rígidas e mais segurança nas vias. O protesto busca unir todos em uma causa comum.
A tragédia ocorreu quando uma motorista, supostamente embriagada, perdeu o controle do carro e atingiu quatro atletas. Ferrinho foi socorrido em estado grave e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito após dias internado. O caso gerou comoção e revolta nas redes sociais, reacendendo o debate sobre a violência no trânsito e a responsabilidade dos condutores.
“O Ferrinho era apenas um, único, insubstituível, mas NÓS SOMOS MILHARES!”, destacou a Runners Team nas redes sociais. O grupo exige justiça e o fim da impunidade para crimes de trânsito, além de políticas públicas que garantam mais proteção para ciclistas, pedestres e corredores que utilizam as vias públicas como espaço de treino e lazer. Este protesto visa sensibilizar a sociedade e autoridades.
“O cara saiu de casa para treinar e nunca mais voltou. O velório foi segunda-feira. A pessoa que causou o acidente ficou presa por um dia, debochou da prisão, falou que não ia dar em nada. E agora está em casa com a família, enquanto nosso colega está morto, os filhos nunca mais vão vê-lo”, disse Antônio Ximenes, um dos fundadores do Runners Team.

A caminhada também integra o movimento internacional Maio Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção de acidentes e salvar vidas por meio da educação e da fiscalização no trânsito.
O post Corredores organizam protesto contra impunidade no trânsito após morte de atleta apareceu primeiro em Folha BV.