O Estado de São Paulo deverá registrar, de forma mais intensa, uma sequência de dias gelados ao longo deste feriado prolongado. As mínimas previstas para a capital paulista e para cidades do interior indicam temperaturas muito baixas, reforçando o cenário típico de outono, conforme prevê a Climatempo. Campos do Jordão (SP), por exemplo, terá mínimas entre 8°C e 10°C e máximas de 18°C a 20°C.
Com o frio mais intenso, a cidade de São Paulo pode registrar as mínimas mais baixas do ano. Até ontem, o recorde era de 15,4°C, registrado nos dias 6 e 22 de abril. Havia perspectiva de que esse recorde pudesse ser batido ainda na noite de ontem ou nesta madrugada.
“A expectativa é de queda ainda mais expressiva da temperatura hoje, com mínima prevista de 14°C, e novamente nesta quinta-feira de feriado, dia 1º, quando a temperatura pode atingir 13°C, consolidando um novo recorde para 2025 até agora”, afirma a empresa de meteorologia.
A semana iniciou com alterações climáticas importantes, com uma frente fria movendo-se para o Nordeste e influenciando o Sudeste, permitindo a entrada de uma massa de ar polar no Centro-Sul. A condição climática resultou em um clima mais seco e frio, com expectativa de que as temperaturas baixas e o tempo seco continuem nos próximos dias.
Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul também terá temperaturas mínimas mais baixas nesta semana, especialmente em cidades do sul do Estado. Na Região Sul do Brasil, as temperaturas serão as mais baixas do País em diversas localidades. “A previsão indica geada em várias áreas, reforçando a presença do ar frio intenso”, afirma a Climatempo.
CHUVA
Esta semana também deve terminar marcada por pouca chuva na maior parte das regiões. “As exceções ficam para a faixa oeste do Rio Grande do Sul, o litoral de São Paulo, o norte paulista e o norte de Mato Grosso, onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas”, estima a Climatempo.
No restante do Centro-Sul, a tendência é de predomínio de sol, céu aberto e ar seco, especialmente a partir de hoje, o que tende a reforçar a sensação de frio nas primeiras horas do dia e temperaturas mais agradáveis à tarde, segundo os meteorologistas
COMO SERÁ MAIO?
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de maio indica chuvas dentro da média climatológica em grande parte da Região Norte, exceto em áreas pontuais do Amazonas, centro-norte do Pará, além do Amapá e sul de Roraima, onde os volumes podem ultrapassar essa média. A região vem sofrendo com a chuva.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 150 mm. O mesmo ocorre em grande parte da Região Sul. Por fim, no Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí, mas principalmente na costa do Ceará até a Bahia, com precipitações acima de 150 mm. Estado de São Paulo deverá registrar, de forma mais intensa, uma sequência de dias gelados ao longo desta semana. As mínimas previstas para a capital paulista e para cidades do interior indicam temperaturas muito baixas, reforçando o cenário típico de outono, conforme prevê a Climatempo.
Com o frio mais intenso, a capital pode registrar as mínimas mais baixas do ano. Ainda de acordo com a Climatempo, atualmente, o recorde é de 15,4°C, registrado nos dias 6 e 22 de abril.
O índice deve ser superado já nesta terça-feira, 29, com mínima prevista de 15°C durante a noite.
“A expectativa é de queda ainda mais expressiva na quarta-feira, 30, com mínima prevista de 14°C, e novamente na quinta-feira, 1º, quando a temperatura pode atingir 13°C, consolidando um novo recorde para 2025 até agora”, projeta a empresa de meteorologia
A semana iniciou com alterações climáticas importantes no Brasil, com uma frente fria movendo-se para o Nordeste e influenciando o Sudeste, permitindo a entrada de uma massa de ar polar no Centro-Sul. A condição climática resultou em um clima mais seco e frio, com expectativa de que as temperaturas baixas e o tempo seco continuem nos próximos dias.
Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul também terá destaque para as temperaturas mínimas mais baixas nesta semana, especialmente em cidades do sul do Estado.
Na região Sul do Brasil, as temperaturas serão as mais baixas do País em diversas localidades. “A previsão indica geada em várias áreas da região, reforçando a presença do ar frio intenso”, afirma a Climatempo.
Presença de chuva
A semana será marcada por pouca chuva na maior parte das regiões “As exceções ficam para a faixa oeste do Rio Grande do Sul, o litoral de São Paulo, o norte paulista e o norte de Mato Grosso, onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva”, estima a empresa de meteorologia.
No restante do Centro-Sul, a tendência é de predomínio de sol, céu aberto e ar seco, especialmente a partir de quarta-feira, 30, o que tende a reforçar a sensação de frio nas primeiras horas do dia e temperaturas mais agradáveis à tarde, segundo informou a Climatempo.
Estadão conteúdo