Choque cultural? Amores, vocês sabiam que, na década de 1980, um ator veterano apresentava o programa dominical sertanejo ‘Som Brasil’? Meu bem, para celebrar os 60 anos da TV Globo, esse ator será prestigiado na atração ‘Viver Sertanejo’ comandada por Daniel. Já estou ansiosa para acompanhar esse encontro emocionante pela minha smart tv de cinema.
Acontece que, no próximo domingo (27), o ator e apresentador Lima Duarte será homenageado no programa ‘Viver Sertanejo’, apresentado pelo cantor Daniel. O episódio vai relembrar o sucesso dominical que comandava as manhãs da TV Globo durante os anos 1980 e que tinha Duarte como um dos comunicadores: Som Brasil.
O icônico ‘Som Brasil’ teve sua estreia oficial em 1981, e de acordo com Lima Duarte, ele foi convidado para ser o primeiro apresentador da atração, mas não pôde aceitar, pois tinha um calendário de gravações de um filme.
“Eu disse que não podia, porque estava com um contrato para um filme. E sugeri o Boldrin”, confessou.

Lima Duarte e Dominguinhos durante o Som Brasil (1984-1989) (Eduardo França/Globo)
Com a recusa, a primeira versão do programa foi comandada por Rolando Boldrin. No entanto, em 1984, o apresentador foi substituído por Lima Duarte.
Sob a mediação do ator veterano, o Som Brasil ganhou quadros novos e teve mudanças na atração, o que antes era exibido no cenário único do Teatro Célia Helena, em São Paulo, começou a transmitir gravações externas, seja em campos ou roças, fato que garantiu o carinho do público.
A presença de Duarte no programa dominical foi um sucesso estrondoso. Eram apresentados novos nomes da música popular brasileira aos telespectadores e exibidos atos culturais das vastas regiões brasileiras.
Porém, apesar do êxito, o programa teve fim no ano de 1989. E, recentemente, a TV Globo retomou a programação dominical sertaneja, desta vez, com o cantor Daniel sob o comando da atração.

Lima Duarte e Milton Nascimento durante o programa dominical (Eduardo França/Globo)